TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Citologia dos Processos Inflamatórios

Por:   •  12/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.180 Palavras (5 Páginas)  •  1.254 Visualizações

Página 1 de 5

Citologia dos processos Inflamatórios

Inflamação => É uma reação dos tecidos vascularizados a um agente agressor caracterizada morfologicamente pela presença de líquidos e de células do sangue para o interstício.

Agentes:Bactérias ( qualquer uma delas),vírus(principalmente do HPV e Herpes) ,fungos( principalmente a cândida),parasitas( o Trichomonas, agentes químicos( alguma lesão q o paciente pode ter; no processo de quimioterapia pode ter modificações celulares tbm), físicos.

MODIFICAÇÕES HISTOLÓGICAS DAS ESTRUTURAS CELULARES

    Hiperplasia das células basais: ↑ do Nº de células da camada profunda. É o primeiro a acontecer para tentar amenizar o processo inflamatório.

   Fenômeno de reparação: Proliferação fibroblástica, vasos neoformados, presença de PMNs, linfócitos e macrófagos.A reparação se inicia pela proliferação de células parabasais na periferia da lesão. O tecido tenta reparar aquele dano ai eu tenho formação de céls, só não pode misturar o que é reparação de metaplasia, lembrando metaplasia ( modificação de um cél imatura para uma matura).

    No geral o processo inflamatório provoca aparecimento de exsudato inflamatório (leucócitos,histiócitos,necrose celular)

Esse exsudato dá um Esfregaço “sujo”, Fenômeno de reparação, Metaplasia pavimentosa atípica, pq ta sendo lesado e ta tentando repor.

 Reparo, muito difícil de vcs pegarem, só aparece se for muito raro, na prova não vai colocar reparo.

 Esses pontinhos são PMNs, ploriferação de leucócitos, tentando ajudar ai recuperar o tecido, qdo for colher em uma paciente que tem leucorréia vai encontrar assim.

Histiócitos cél normal. Não confundir com o herpes, o herpes é bem pouco em relação a esse.

Classificação de acordo com o grau de atividade biológica celular e com o grau de agressão a que estão sendo submetidas.

1-Euplasia→Atividade biológica celular dentro dos padrões de normalidade. Tecido normal

2-Retroplasia→ Atividade celular biológica diminuída (envelhecimento,trauma, processo degenerativo)Processo inflamatório.

Características: Degeneração Perda de parte do citoplasma ( só pela metade)  Irregularidade da membrana ( cel envelhecida)

3-Proplasia→Atividade celular biológica aumentada (replicação, reparação, estimulação, neoplasia pré-invasiva)Qdo tem cel trabalhando em d+, ex: herpes.

Características: Hipercromasia ( mais rochinha) Aumento do nucléolo ( pode ser mais de 1 nucléolo ou nucléolo grande) Multinucleação ( muitos núcleso ex: HPV) Não confundir binucleação de sobreposição, vai do olho crítico de vcs.

Degeneração

Características: Picnose = diminuição do núcleo, Cariorrexe = núcleo fragmentado ,  Cariólise = desaparecimento total núcleo, Vacuolização= vacúolo no citoplasma, cel velha entrando em processo degenerativo, não confundir com malignidade de núcleo.

Inflamação

Características: Binucleação ou multinucleação , Halo perinuclear tanto para HPV qto para Trichomonas( mais difícil de encontrar), Ceratose ( cel com queratina para proteção, principalmente em cel escamosas) , Anfofilia ( cel de 2 cores- processo inflamatorio ,  Hipercromasia ( nuclear).

Classificação dos Processos Inflamatórios

Processo Inflamatório Inespecífico: encontro de alterações, sem agente causal (atipias de significado indeterminado), avalio a lamina e encontro binucleação, hemácias, etc.. e n encontro o patógeno, sendo assim estuda a lamina de novo detalhamente, não pode passar passar batido, geralmente a paciente fez a ducha vaginal antes da coleta e não tem possibilidades de recoleta. Qdo n achar msm o patogeno relatar apenas as alterações.

Neoplasia: malignas – câncer

Características: Cariomegalia ( núcleo grande)

                              Anisocariose ( variação de tamanho do núcleo)

                              Hipercromatísmo (mais coloração)

Infecções Bacterianas

Vaginose :Colônias bacterianas acompanhadas de uma reação inflamatória caracterizada por alterações de células epiteliais e presença de leucócitos e macrófagos. Paciente com aflora vaginal aumentada, tendo citólise aumento de lactobacilos

LACTOBACILOS (Bacilos de Doderlein)Citólise pronunciada (hormônio)

Gardnerella vaginalis

Bastonete Gram (-)ou  (+) variável, corado em azul pelo Papanicolau, recobrem parcial ou totalmente as células pavimentosas (“Clue cell”).

Cocos Gram (+) e (-)

Estafilococos e estreptococos, Cultura, Neisseria gonorhoeae (diplococos Gram -). Só dá pra saber por cultura. Casos em pessoa com gonorréia.

Chamydea trachomatis :Bactéria intracelular obrigatória, sexualmente transmissível. Múltiplos pequenos vacúolos bem delimitados. A infecção pode existir sem sinais citológicos, e os vacúolos são por vezes enganadores. Difícil de afirmar esse diagnostico, colocar sugestivo a Chamydea, infecção grave leva a paciente ficar estéril.

Actinomiceto : Microorganísmo anaeróbio classificado como bactéria ramificada. comum em usuária de DIU. Parece um borrão de tinta.

Candida SP: Levedura frequentemente encontrada ao nível  da vulva,vagina,e mais raramente no colo uterino.Qdo for coletado esse material parece leite talhado, encontrado em Toto canal vaginal. Leucorréia cremosa e espessa acompanhada de queimação e prurido ( a maioria das gestantes tem cândida devido a alteração hormonal, do ph.) Aspergilose,coccidioidomicose e blastomicose.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (185.7 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com