TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência e Religião um confronto na Idade Média

Por:   •  21/5/2018  •  Resenha  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 2

Ciência e Religião um confronto na Idade  Média

O Físico (The Physician,Alemanha,2013.)

O filme “O físico” situado na Inglaterra no século XI - Idade Média, Igreja detentora dos poderes -, conta a história do garoto Rob Cole, que ao ver sua mãe morrer de “doença do lado” passa a se interessar pela cura, nesta cena fica claro o poder da igreja pois Rob vai chamar o Barbeiro para salvá-la, porém ao chegar o padre já está dando a benção de sua partida. Rob afirma que o trouxe para curá-la, enquanto o padre diz que: “não há cura para a doença dela, se não a graça de Deus, qualquer outra coisa é bruxaria”. Dessa forma, fica claro a ideia de que apenas Deus detém o poder de salvar uma vida.

Rob passa a observar o barbeiro ajudar outras pessoas. Ele passa da sua infância até a idade adulta ao seu lado, aprendendo tudo o que ele sabe sobre tratar pessoas doentes.

Com o passar dos anos, o barbeiro fica cego devido a catarata. Rob descobre dois médicos que fazem cirurgia nos olhos e com o interesse de entender mais, ele pergunta onde poderia aprender tais habilidades, descobrindo que foi em Isfahan, do outro lado do mundo, na Pérsia, com o físico Ibn Sina. Ao chegar na Pérsia, Rob fica fascinado com os aprendizados do mestre.

Em seguida, com a chegada da peste negra, inúmeras mortes ocorrem diariamente, até Rob descobrir que o que causava era a pulga do rato e assim conseguir conter a peste.

Logo após tais acontecimentos, aparece um paciente com a “doença do lado”, dizendo que não se importava com seu corpo, pedindo que para após a sua morte, o desse aos pássaros. Assim, Rob decide estudar a anatomia por dentro do corpo, abrindo o cadáver e indo contra os preceitos da igreja. Na época de Idade Média, em que a igreja era a mais poderosa instituição, enfrentar suas regras era uma afronta e declaração de morte, uma vez que era uma época dominada pela religião em que todos eventos acontecidos eram motivados por algo maior. Quando Rob é descoberto, sua sentença é declarada, porém na hora de sua morte, o rei de Isfahan, o salva para que assim Rob possa curá-lo, uma vez que também possui a “doença do lado”.

Mais tarde, passada a cirurgia, Rob foge da cidade, uma vez que está sendo tomada por outros povos, abrindo seu império em outro lugar. No final do filme, reaparece o barbeiro, em cima de sua carruagem fazendo propaganda para curar pessoas e um menino fala que não tem ninguém porque todos estão com o físico Cole que cura pessoas através da medicina.

Amanda Camilla Schmidt Bolzan

Medicina-Univates

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (57.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com