TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Os Enfermeiros Reagem Perante A Dor

Pesquisas Acadêmicas: Como Os Enfermeiros Reagem Perante A Dor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2013  •  8.597 Palavras (35 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 35

1.0 INTRODUÇÃO

Em diversos estudos, a dor tem sido definida como uma experiência sensorial, emocional e cognitiva. Diversas interpretações ocorrem sobre a manifestação da dor, no aspecto racional e cientifico é uma questão de terminações nervosas que são comprimidas ou alteradas em função de estados patológicos, que podem ser agudos ou crônicos gerando a dor.( LEÃO;CHAVES, 2007 p.18).

Segundo o Ministério da Saúde (2008)“A dor é considerada o 5° Sinal Vital” e é importante citar tanto a dor crônica como aguda são a segunda causa de procura pela assistência médica e representa 80% das consultas aos profissionais de saúde ,portanto constitui um problema grave de saúde pública..

SegundoKenia Yurie Kanai, Wania Maria Zangirolamo Fidelis (2010)“A avaliação da dor é extremamente importante, pois sem sua medida, torna-se difícil determinar o tratamento mais adequado para o paciente”.Porque a eficácia do tratamento de¬pende da avaliação e mensuração confiável da dor.

Para que seja feita a avaliação da dor, podem ser usadas uma grande quantidade de escalas. No entanto o grande desafio do enfermeiro é adaptar cada escala ao estado cognitivo e psicomotor do paciente, para que seja feita de modo efetiva essa avaliação.Também é importante que sejam utilizados protocolos padronizados para que todos os profissionais avaliem de forma sistemática e uniforme as experiências dos pacientes,quando o enfermeiro usa a comunicação de maneira adequada , consegue respeitar a individualidade do paciente, e assim compreende melhor sua dor. É de responsabilidade do enfermeiro saber quando ocorre a dor e como ela afeta o doente. (RIGOTTI, FERREIRA, 2005p.50 ).

Do ponto de vista dos profissionais da enfermagem a dor é umsintoma que merece atenção. A enfermagem tem um papel importante na avaliação do fenômeno doloroso, bem como a medida analgésica a ser usada.Qualquer profissional investido na tarefa de cuidar da pessoa que sente dor, deve considerar o sentido que a dor tem para quem a manifesta. (LEÃO; CHAVES, 2007 p.18).

A base para o cuidado da pessoa que sente dor é formada seguindo critérios como avaliação, diagnóstico, proposta terapêutica, acompanhamento, o enfermeiro deve oferecer ao paciente alivio da dor e do sofrimento, além da reabilitação e é através de orientação eliminar padrões de comportamento inadequados. (LEÃO; CHAVES, 2007 p. 559).

Todo o cuidado está envolvido por significações atribuídas pelo profissional que assume esta tarefa. O enfermeiro vai além do limite imposto ao cuidado do corpo e deliberadamente entra na história do paciente conhecendo dados relativos a história de vida da pessoa que são expressos para construir uma lógica, pouco aparente da necessidade do cuidado, mas muito importante. O enfermeiro deve conhecer/entender a pessoa, sua história e dor e isso se torna uma condição fundamental para o cuidar da pessoa que sente dor.( LEÃO; CHAVES, 2007 p.19 ).

2.0OBJETIVO

- Caracterizar a produção científica acerca do tema: Como os enfermeiros reagem perante a dor.

3.0 METODOLOGIA

3.1TIPO DE ESTUDO

Para a realização desta pesquisa, foi realizada uma revisão de literatura.

3.2 BASE DE DADOS

Para realização desta pesquisa, foi utilizada a base de dados:LILACS – BVS

( Biblioteca Virtual em Saúde), Literatura Cientifica- Técnica

3.3 PALAVRAS CHAVES

Para realização dessa pesquisa foram utilizadas as palavras Dor e Enfermagem como descritores de assunto

3.4PERÍODO DE COLETA

A presente pesquisa foi realizada no período julho a novembro/2012 e foram selecionados publicações do ano de 2010 a 2012.

3.5 ACESSODE DADOS

Os artigos selecionados foram extraídos da base de dados on-line Bireme, onde a fonte de informação escolhida foi a LILACS e o período de consulta foi de julhofoi a novembro de 2012.

3.6CRITÉRIOS DE INCLUSÃO

Publicações recentes (03 anos);Idioma, sendo a de escolha aLíngua Portuguesa;Disponíveis no modelo completo;Texto que abordem o assunto proposto.

3.7CRITÉRIOS DE EXCLUSÃO

Publicações anteriores a03anos;Artigos que não estão dentro do contexto do assunto proposto; Publicação pagas ;Idioma, não se apresentando a Língua Portuguesa; Teses.

3.8 INSTRUMENTO DE ANÁLISE DOS DADOS

O instrumento utilizado para análise dos artigos foi elaborado pela orientadora e o modelo encontra- se abaixo:

Título Publica em: Ano Metodologia Autor Principais achados

4.0 DESENVOLVIMENTO

Após pesquisa realizada na Base de Dados LILACS, foram encontrados 454 artigos dos quais foram excluídos: 25 artigos que estavam disponíveis apenas em outro idioma, 146 artigos disponíveis e publicados com data retroativa a escolhida para essa pesquisa, 62 artigos que não abordavam o assunto propostoe 199 artigos que não estava disponíveis em texto completo.

4.1 RESULTADOS

Foram utilizados 22 artigos compatíveis com o assunto proposto neste trabalho, que serão apresentados na tabela abaixo desenvolvida pela professora Flávia P. Carnauba.

TABELA PARA ANÁLISE DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Título Publicado em: Ano Metodologia Autor Principais achados

"Perdeu a veia" - significados da prática da terapia intravenosa na unidade de terapia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.8 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com