TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Dos Equinos

Exames: Comportamento Dos Equinos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  615 Visualizações

Página 1 de 3

EQUINOS

Comportamento social

O cavalo é um animal que vivia em manadas, lideradas por uma fêmea. É ela quem disciplina a manada, decide onde a manada comerá e quais éguas o garanhão cobrirá. Elas também têm o papel de prenhes.

Quando um potro atinge sua maturidade sexual, ele é expulso da manada pelo macho dominante e formam grupos de machos “solteiros”. E os machos desse grupo, constantemente entram em conflitos com os garanhões, e isso é bom, pois permite a variedade genética e também dificultando a consanguinidade.

A comunicação com o grupo é feita através da linguagem corporal. A égua pune o membro isolando-o do grupo. É a forma efetiva de disciplina numa manada, pois o isolamento deixa vulnerável aos predadores e isso ninguém quer. Quando ele reconsidera sua posição e pede para voltar ao grupo a fêmea deixa que ele retome seu lugar na manada.

É importante lembrar que a primeira reação de um cavalo quando presente perigo é fugir. Eles fogem e percorrem aproximadamente uma distância de 600 metros antes de virarem e reconsiderarem a situação. Caso eles achem que a fuga foi em vão, eles recorrem à luta.

Os equinos possuem excelente acuidade visual, bom olfato, sensibilidade ao tato, ótima audição e gustação. Tais “poderes” podem ser facilmente observados quando estes rejeitam uma nova ração, ou pela grande seletividade de gramíneas, a reação da pele ao pouso de uma pequena mosca, os movimentos das orelhas e a cabeça erguida a qualquer som diferenciado e a capacidade de visualização à noite.

Observando os sinais

Os equinos têm uma forma peculiar de se comunicarem por meio de sinais, quer seja com as orelhas, as narinas, a cauda, os olhos, a cabeça, os membros, entre outros. Observando o comportamento, muitas conclusões podem ser tiradas. Vejamos:

 Garanhão com lábio superior levantado, com a cabeça para cima, as narinas fechadas e a respiração forçada significa que estão com a libido exacerbada, sentindo éguas próximas.

 As narinas dilatadas são um sinal de alerta; se o animal soltar o ar com força pelas narinas , emitindo sons, isto significa excitação ou vontade de chamar a atenção;

 Cavalos dormindo, geralmente, ficam em pé, cabisbaixos, com olhos totalmente ou quase totalmente fechados;

 Equinos com a cauda levantada, que chamamos de cauda em bandeira, mostra que o animal está excitado. No caso de éguas, cauda levantada, acompanhada de pequenos jatos de urina e reversão dos lábios vulvares deve indicar animal em cio. Lembrar que, para urinar e defecar, a égua também levanta a cauda;

 Éguas procurando garanhões podem ficar alternando a posição das orelhas;

Observando o comportamento

São muitas as alterações no comportamento dos equídeos que podem indicar problemas. São elas:

 Animal com uma pata levantada e somente a pinça do casco apoiada, significa que está descansando;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com