TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecimentos Sobre O Corpo II

Dissertações: Conhecimentos Sobre O Corpo II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 2

I) Quais as células que compõe o tecido nervoso e quais as suas funções?

O tecido nervoso é composto por dois tipos de células, os neurônios e as células da glia, os neurônios são as unidades funcionais do sistema nervoso, especializados em captar e conduzir o impulso nervoso por todo o sistema, já as células da glia são responsáveis pela manutenção do tecido e pelo isolamento dos axônios ou fibras nervosas.

II) Como os neurônios se comunicam, qual a importância da bainha de mielina?

Os neurônios se comunicam através de impulsos nervosos que passam de uma célula para a outra a partir de um estímulo, que podem ocorrer de duas formas diferentes, o estímulo elétrico e o químico, quando os neurônios possuem a bainha de mielina, a capacidade de transmitir impulsos nervosos é mais rápida, chegando até a 120 m/s.

III) Explique o mecanismo de contração muscular. qual o papel do sistema nervoso na contração muscular?

A contração muscular é produzida pelo deslizamento da actina sobre a miosina, que se inicia com a liberação do neurotransmissor acetilcolina, pelo neu¬rônio motor, na placa motora. O sistema nervoso tem um papel muito importante, já que gera um estímulo que percorre o neurônio motor até suas terminações na fibra muscular.

IV) Explique os tipos de fibras musculares estriadas esqueléticas.

São basicamente dois tipos, as de contração lenta e as de contração rápida.

As fibras de contração lenta usam o oxigênio como principal fonte de energia, são também muito mais resistentes à fadiga, já as fibras de contração rápida utilizam a glicose como principal fonte de energia e pode gerar movimentos muito mais rápidos e fortes, o que gera a fadiga mais rápido.

V) Explique as funções das valvas cardíacas durante o ciclo cardíaco e como é transmitido o impulso elétrico pelo coração.

As valvas impedem o refluxo de sangue dos ventrículos para os átrios durante a sístole, e as vál-vulas válvulas aórtica e pulmonar impedem o re¬fluxo das artérias aorta e pulmonar para os ventrículos durante a diástole. A contração das fibras musculares do coração é controlada por uma descarga elétrica que flui através de vias elétricas do sistema de condução, em uma velocidade controlada. A descarga elétrica que inicia a cada batimento cardíaco origina-se no marcapasso natural do coração, chamado de nó sinusal ou sinoatrial, situado na parede do átrio direito. A frequência da descarga elétrica é influenciada pelos impulsos nervosos e pelos níveis de hormônios que circulam na corrente sanguínea.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com