TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecimento Do Corpo

Artigo: Conhecimento Do Corpo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  1.333 Palavras (6 Páginas)  •  1.021 Visualizações

Página 1 de 6

WALLACE FELIPE THEBALDE

RA: 1086368

PRIMEIRA ATIVIDADE DE CINESIOLOGIA.

COM BASE UNIDADE 1 e 2

Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina de CONHECIMENTO SOBRE O CORPO como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor(a) RODRIGO DE FRANCA

(CENTR UNIVERSITÁRIO CLARETIANO)

2013

1) Qual é a diferença entre Cinemática e Cinética?

Na cinemática o objetivo e descrever o movimento do corpo, isto é, estabelecer as posições que os corpos ocupam ao longo do tempo e as respectivas velocidades, sem analisar as forças que o causam.

Já a cinética é a analise das forças que utilizamos para executar os movimentos, isto é, lida com as forças que produzem, param ou modificam o movimento do corpo humano como um todo ou de segmentos individualizados. Priori¬za as forças exercidas pela gravidade, pelos músculos, pelas resistências externas e outras que promovem algum efeito sobre o corpo.

2) O QUE É CADEIA CINEMÁTICA ARTICULAR?

é a união entre 2 (dois) ou mais ossos independente do grau de movimento permitido.

3) O QUE É CADEIA CINEMÁTICA MUSCULAR?

são órgãos ativos do movimento, formados por células especializadas em contração, movendo os segmentos do corpo por encurtamento e ou alongamento da distância que existe entre as extremidades fixadas (contração/relaxamento). Em geral, possuímos 600 músculos, sendo muito os fatores que determinam essas variações, entre elas, os diferentes grupos raciais. Com relação à morfologia, tem-se o músculo estriado esquelético, o músculo estriado cardíaco e o músculo liso.

4) O QUE É UM MOVIMENTO REALIZADO EM CADEIA ABERTA? E O REALIZADO EM CADEIA FECHA-DA?

CADEIA CINÉTICA ABERTA

Um movimento em CCA é definido como aquele que ocorre quando o segmento distal de uma extremidade move-se livremente no espaço, resultando no movimento isolado de uma articulação (ex: a perna se movimentando na fase de balanço da marcha, o ato de chutar uma bola, o aceno de mão ou o ato de levar um copo a boca para beber água ).

CADEIA CINÉTICA FECHADA

Um movimento em CCF é definido como aquele nas quais as articulações terminais encontram resistência externa considerável a qual impede ou restringe sua movimentação livre.

Exemplos de atividades de CCF dos MMSS são: o exercício de flexão de braço, a utilização dos braços para se levantar de uma cadeira, o apoio dos membros superiores durante a a marcha com muletas. Exemplos de atividades de CCF dos MMII: descer escadas, leg press e agachamentos.

5) COMO DEFINIR FORÇA? O QUE É O TORQUE?

Força pode ser definida como todo agente capaz de produzir ou modificar o estado de repouso ou de movimento e de deformar um corpo. É uma grandeza vetorial, que representa a intensidade, a direção e o sentido da força e que tem um ponto de aplicação.

Torque é o movimento de rotação criado por uma forca enquanto o momento se relaciona com a ação de flexão de uma força.

6) Quais são as três alavancas existentes?

São alavancas de primeira, segunda e terceira classe.

A de primeira classe é a alavanca interfixa onde o eixo esta entre a força e a resistência, o centro é o ponto fixo.

A de segunda classe é a alavanca inter-resistente onde a força e a resistência age do mesmo lado, sendo que a resistência age entre o apoio e a força. Aplicando a força no centro

A terceira classe é a alavanca interpotente onde a força e a resistência age do mesmo lado, porém com a força agindo ente o apoio e a resistência, assim a carga fica no meio.

7) EM RELAÇÃO AO GRAU DE MOBILIDADE, COMO PODE SER CLASSIFICADA A ARTICULAÇÃO DO OM¬BRO, E QUAL É O TIPO DESSA ARTICULAÇÃO? QUAIS SÃO AS ARTICULAÇÕES QUE COMPÕEM O COMPLEXO ARTICULAR DA CINTURA ESCAPULAR? QUAIS SÃO OS MOTORES PRINCIPAIS DOS MOVI¬MENTOS DO OMBRO, LEVANDO-SE EM CONTA AS ARTICULAÇÕES DA CINTURA ESCAPULAR?

*Considerando o grau de mobilidade a articulação do ombro pode ser classificada como sinovial, triaxial e esfenoide. O tipo morfológico dessa articulação é esfenoide.

*As articulações que compõem o complexo articular da cintura escapular são:

Articulação glenoumeral (sinovial-triaxial-esfenoide)

Articulação subacromial conhecida como falsa articulação

Articulação escápulo-torácica (plana-axial)

Articulação acromioclavicular (plana-axial)

Articulação esternoclavicular (selar)

*Os movimentos do ombro são:

Flexão e extensão

Abdução e adução

Rotação medial e lateral

Cincundução

8) QUANTO AO GRAU DE MOBILIDADE, COMO PODE SER CLASSIFICADA A ARTICULAÇÃO DO COTO¬VELO, E QUAL É O TIPO DESSA ARTICULAÇÃO? QUAIS SÃO AS ARTICULAÇÕES QUE COMPÕEM O COMPLEXO ARTICULAR DO COTOVELO? QUAIS SÃO OS MOTORES PRINCIPAIS DOS MOVIMENTOS DO COTOVELO?

*Considerando o grau de mobilidade a articulação do coto¬velo pode ser classificada como sinovial, monoaxial do tipo gínglimo. O tipo morfológico dessa articulação é gínglimo.

*As articulações que compõem o complexo articular do cotovelo são:

Articulação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com