TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cosmetologia e Dermocosmética Trabalho Final de Curso Sobre Pele com Rugas

Por:   •  13/7/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.119 Palavras (17 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 17

Escola de Ensino de Massagem e Motricidade Aplicada E.M.M.A.

Cosmetologia e Dermocosmética

Trabalho final de curso sobre pele com rugas

Valeria Garcia

SPA 48

-2020-

01 de julho 2020

Orientação: Emília Ferreira e Sónia Simões

Introdução

  1. Características da pele
  1. Pele madura, oleosa e estado desidratado profundamente.
  2. Cuidados
  3. Prevenção
  1. Princípios ativos
  2. Descrição e anamnese da cliente
  3. Tratamentos
  1. Produtos
  2. Rotina de cuidado diário
  1. Tratamentos em gabinete
  1. Produtos
  2. Protocolo dos tratamentos
  1. Recomendações
  1. Frequência
  2. Sugestão profissional
  1. Bibliogafia        

  1. Características da pele
  1. Pele oleosa e estado desidratado profundamente e madura.

Pele oleosa:

Normalmente conhecida como pele “mista” é um tipo de pele que possui zonas secas e oleosas, nomeadamente na parte media do rosto que é geralmente mais oleosa e a testa, nariz e o queixo já que é onde existem mais glândulas sebáceas. Por enquanto a zona dos olhos, maçãs e as faces possuem poros mais dilatados. As zonas oleosas apresentam-se mais ásperas com sulcos (rugas) à volta dos olhos e na testa pode também apresentar perda de cor e superfícies granulosas.

Estado da pele desidratada profundamente:

Este estado é mais comum na idade avançada além de poder surgir esporadicamente em jovens. Como características principais destacam-se as rugas acentuadas, a fragilidade nos capilares démicos e telangiectasias que são causadas porque se hipertrofiam facilmente.

Apresentando um envelhecimento precoce devido à falta de emulsões naturais, da perda excessiva de água ou desengorduramento desmedido. Perante as mudanças climatéricas e os sabões tem uma má reação.

*Desidratação superficialmente:

Caracteriza-se pela diminuição da secreção sudorípara devido a agentes externos e idade, estilo de vida, alimentação e doenças, observando-se rugas mais ou menos marcadas na testa, à volta dos olhos e comissuras dos lábios. Ao tato é áspera, flácida e muito seca. À lupa parece estar coberta de escamas soltas apresentando o aspeto de uma rede. Tem tendência para apresentar manchas e perde facilmente a pouca água que possui.

Pele Madura:

As principais alterações estruturais que chegam com o passar do tempo fazem com que a pele se torne mais translúcida e regenera-se mais devagar. Fica áspera ou seca, com enrugamento, pigmentação heterogenia e com uma serie de lesões proliferativas.

  1. Cuidados

O envelhecimento e desvitalização da pele é inevitável ocorre por diversos motivos tanto extrínsecos que são influenciados por fatores ambientais e pelos hábitos da vida. Por exemplo o tabagismo, o uso de cosméticos de ma qualidade, trabalho e rural ou no exterior, o consumo de bebidas alcoólicas, dietas mal balanceadas e o ambiente psíquico do individuo; Como motivos intrínsecos temos de exemplo o desgaste natural do organismo que envolve fatores fisiológicos como o genético, hormonal, imunológico e psicológico, que dam como resultado a perda de colagénio, elastina, acido hialurónico e glicoproteínas todos estes indispensáveis para a saúde e o bom aspeto da pele. Também são desencadeados os radicais livres que são gerados pelo resultado de reações químicas próprios e normais do corpo humano e que pudemos evitar seu acúmulo com uma alimentação rica em antioxidantes (que são moléculas que os combatem) já que um número elevado de R.L. esta intimamente ligado ao envelhecimento, este acumulo e gerado quando temos um ma estilo de vida (alimentação, stress, saúde e sedentarismo). Em conclusão quanto menos radicais livres tivermos, mais jovens e saudáveis somos.

Por outra parte outro principal problema para nossa pele e a alta exposição a radiação ultravioleta do sol já que os raios UV tem a capacidade de alterar o código genético das células e deixa-las sem mecanismo de defensas para nos proteger do cancro de pele.

  1. Prevenção

Optando por um estilo de vida saudável, ativa e responsável na alimentação podemos já ter uma grande influencia sobre a saúde e o aspeto de nossa pele e não só também sobre os outros órgãos, sobre nosso corpo e nossa mente. E imprescindível beber pelo menos entre 1.5L e 2L de água ao dia, ter uma alimentação balanceada, fazer exercício e no possível hidratar nossa pele com cremes ou óleos hidratantes indicados para nosso tipo de pele e apropriado para cada zona do corpo, no possível ter rotinas de hidratação e limpeza do rostro e corpo, por exemplo usar leites de limpeza, esfoliantes e tónicos. Assim como também utilizar protetor ou bloqueador solar adequadamente evitar a exposição solar entre as 11 e as 15h e ate optar por cremes hidratante que possuíam proteção solar, também se pode optar por consumir suplementos vitamínicos e antioxidantes ou alimentos ricos nestes.

  1. Princípios ativos

As manchas no rostro, rugas, linhas de expressão e flacidez são algumas das características marcadas na pele madura que podem ser melhoradas com a aplicação adequada destes princípios ativos.

Antioxidantes: A aplicação de antioxidantes tópicos estimula e aumenta as defesas da pele diretamente, sendo uma ótima opção de uso diário para combater os radicais livres.

*Vitamina C, Vitamina E, Ácido Ferúlico (substância fenólica natural, alem e reparadora) e o Resveratrol (fitonutriente encontrado em algumas plantas e frutos), cuja função é proteger o corpo contra infeções por fungos ou bactérias, também antioxidante. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.4 Kb)   pdf (129.6 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com