TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIGESTÃO E ABSORÇÃO DE CARBOIDRATOS, LIPIDIOS , PROTEÍNAS, VITAMINAS E MINERAIS

Pesquisas Acadêmicas: DIGESTÃO E ABSORÇÃO DE CARBOIDRATOS, LIPIDIOS , PROTEÍNAS, VITAMINAS E MINERAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  2.398 Palavras (10 Páginas)  •  3.064 Visualizações

Página 1 de 10

DIGESTÃO DE CARBOIDRATOS

Os carboidratos da dieta são 3 principais fontes: Sacarose (dissacarídeo, açúcar de cana); Lactose (dissacarídeo, leite); Amidos (grandes polissacarídeos presentes em quase todos os alimentos de origem não-animal, batatas e grãos). Outros carboidratos ingeridos em menor quantidade são Amilose, Glicogênio, Álcool, Ácido Lático, Ácido Pirúvico, Pectinas, Dextrinas, e quantidades ainda menores de derivados de carboidratos nas carnes. A dieta contém ainda uma grande quantidade de CELULOSE, um carboidrato, porém nenhuma enzima é capaz de hidrolisar a celulose.

BOCA E ESTÔMAGO

Quando o alimento é mastigado, mistura-se coma saliva, que contem a Ptialina (uma α-amilase) secretada pelas glândulas parótidas. Ela hidrolisa o amido no dissacarídeo Maltose e em outros pequenos polímeros de glicose, que contém 3 a nove moléculas de monossacarídeos (Glicose, Galactose, Frutose...)Menos de 5% do alimento terão sofrido hidrólise na boca até a deglutição. A digestão do amido por vezes continua no corpo e no fundo do estômago por até uma hora antes de o alimento ser misturado às secreções estomacais. A atividade da AMILASE SALIVAR é então bloqueada pelo ácido das secreções gástricas (é inativada como enzima quando o pH do meio cai abaixo de 4). Em média, antes de o alimento e da saliva estarem completamente misturados com as secreções gástricas, cerca de até 30 a 40% dos amidos terão sofrido hidrólise para formar Maltose.

A glicose representa mais de 80% dos produtos finais da digestão de carboidratos, enquanto a fração de galactose ou frutose raramente ultrapassa 10%.

INTESTINO DELGADO

A secreção pancreática, como a saliva, contém grande quantidade de α-AMILASE PANCREÁTICA. 15 a 30 minutos depois de o quimo ser transferido do estômago para o duodeno e misturar-se com o suco pancreático, todos os carboidratos terão sido digeridos. Os carboidratos são quase totalmente convertidos em maltase e/ou outros polímeros de glicose pequenos antes de irem além do duodeno ou do jejuno superior.

Os enterócitos que revestem as vilosidades do intestino delgado contém 4 enzimas (lactase, sacarase, maltase e α-dextrinase), que são capazes de separar os dissacarídeos lactose, sacarose e maltose, mais outros pequenos polímeros de glicose , nos seus monossacarídeos constituintes. Estas enzimas estão localizadas nos ENTERÓCITOS que formam a borda em escova das microvilosidades intestinais, de maneira que os dissacarídeos são digeridos quando entram em contato com esses enterócitos.

Os produtos finais da digestão de carboidratos são todos monossacarídeos hidrossolúveis que são absorvidos imediatamente pelo sangue portal.

DIGESTÃO DE PROTEÍNAS

No estômago, apPepsina, é ativa em pH 2 a 3, e inativa em pH acima de 5. Para que ela tenha ação digestiva sobre a proteína, os sucos estomacais precisam ser ácidos. O HCl é secretado pelas células parietais (Oxínticas) nas glândulas a um pH em torno de 0,8 até misturar-se aos conteúdos estomacais a às secreções das células glandulares não-oxinticas do estômago; o pH então fica em torno de 2 a 3, uma faixa favorável á atividade da Pepsina. A Pepsina digere a proteína Colágeno, que é um importante constituinte do tecido conjuntivo celular das carnes.

A pepsina inicia o processo de digestão das proteínas, normalmente promovendo 10% a 20% da digestão total das proteínas, para convertê-las a proteases, peptonas e outros polipeptídeos.

Grande parte da digestão de proteínas ocorre no intestino delgado superior, duodeno e jejuno, sob a influência de enzimas proteolíticas da secreção pancreática, sendo as principais:

-Tripsina , -Quimiotripsina, -Carboxipolipeptidase, -Proelastase.

Tanto a Tripsina como a Quimiotripsina clivam moléculas de proteína em pequenos polipeptídeos; A Carboxipeptidase, então, libera aminoácidos individuais dos terminais carboxila dos peptídeos. A Proelastase é convertida em Elastase, que então digere fibras de elastina, abundantes em carnes.

O último estágio na digestão das proteínas no lúmen intestinal é feito pelos enterócitos que revestem as vilosidades do intestino delgado, especialmente no duodeno e jejuno. Essas células possuem uma borda em escova que são centenas de microvilosidades que se projetam da superfície de cada célula. Nas membranas de cada microvilosidades, encontram-se múltiplas peptidases que se projetam através das membranas para o exterior, onde entram em contato com os líquidos intestinais.

Dois tipos de peptidades especialmente importantes: Aminopeptidases e diversas Dipeptidases. Elas prosseguem na hidrólise dos maiores polipeptídeos remanescentes em tripeptídeos e dipeptídeos e de uns poucos aminoácidos. Aminoácidos, dipeptídeos, e tripeptídeos são facilmente transportados através da membrana microvilar para o interior do enterócito.

Finalmente no citosol do enterócito, em minutos, praticamente todos os últimos dipeptídeos e tripeptídeos são digeridos a aminoácidos; eles então são transferidos para o sangue.

DIGESTÃO DE GORDURAS

As gorduras mais abundantes na dieta são os Triglicerídeos, formados por glicerol esterificado e 3 moléculas de ácidos graxos. O colesterol é um composto esterol que não contém ácido graxo, mas exibe características das gorduras.Uma pequena quantidade de triglicerídeos é digerida no estômago pela lipase lingual, secretada pelas glândulas linguais da boca e deglutida com a saliva, mas essa digestão é inferior a 10%.

Essencialmente, toda digestão de gorduras ocorre no intestino delgado. A primeira etapa na digestão de gorduras é a quebra física dos glóbulos de gordura em partículas pequenas, de maneira que as enzimas digestivas hidrossolúveis possam agir nas superfícies das partículas. Esse é o processo de EMULSIFICAÇÃO DE GORDURA, e começa pela agitação no estômago que mistura a gordura com os produtos da secreção gástrica.Grande parte da emulsificação ocorre no duodeno sob a influência da bile, a secreção do fígado não contém nenhuma enzima digestiva.

A bile contém os sais biliares e a LECITINA. Com a redução da tensão superficial entre o lipídeo e a solução aquosa, a agitação pode dividir a gota de gordura em muitas gotículas menores. Consequentemente uma função importante da lecitina e dos sais biliares, é promover a fragmentação das gotas de gorduras em pequenos agregados supramoleculares. Com a redução do diâmetro dos glóbulos de gordura, a área superficial total aumenta bastante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com