TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DNA DO MORANGO

Exames: DNA DO MORANGO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  712 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

O DNA (ácido desoxinucleotídeo) é uma molécula orgânica que contem a "informação" que instrui o desenvolvimento e funcionamento de todos os organismos vivos.

Na molécula de DNAexistem duas longas fitas de nucleotídeos que se enrolam formando uma estrutura de dupla hélice. Esta molécula está presente nas células de todos os seres vivos, incluindo plantas, fungos e bactérias. Elatem o poder de se autoduplicar e sintetizar RNA, que é uma molécula que atua na síntese de proteínas.

Cada nucleotídeo que constitui o DNA é formado pela ligação de um fosfato (Po4) a uma pentose,a desoxirribose (carboidrato de cinco carbonos) e uma base nitrogenada, que pode ser uma Adenosina, Timina, Citosina ou Guanina. As moléculas de DNA são geralmente formada por duas cadeias poliméricasem hélices unidas por pontes de hidrogênio formadas entre uma base púrica (Adenina ou Guanina) de uma das cadeias e uma base pirimídica (Timina ou Citosina) da outra. É importante lembrar que aligação sempre se dá entre Adenina e Timina, ou Citosina e Guanina.

As técnicas de manipulação do DNA têm influenciado direta ou indiretamente a sociedade através da cura e diagnóstico precoce de doenças,dos testes de paternidade, através das aplicações na medicina forense, na preservação de espécies ameaçadas, na agricultura e na busca pela cura de diversas doenças.

OBJETIVO

- Obter ácidodesoxirribonucléico (DNA) a partir de vegetais (morangos).

- Visualizar o DNA isolado.

METODOLOGIA

Materiais

3 Morangos

1 saco plástico grosso do tipo “zip loc”

1 béquer

1coador

Água morna

Detergente

Álcool gelado

Palito de churrasco.

Sal

1 Lupa

Procedimento

Retirou-se as folhas e os cabos dos morangos e colocou-se eles dentro do saco “zip loc” , emseguida, fechou-se o saco e amassou-se bem os morangos. Após isso, adicionou-se uma pequena quantidade de detergente, uma pitada de sal e um pouco de água morna aos morangos amassados no saco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com