TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DNA MORANGO

Artigos Científicos: DNA MORANGO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  1.273 Visualizações

Página 1 de 2

MATERIAL

-2 morangos

-35mL de solução de extração (1 mL de detergente concentrado + 70 mL H2O + 10g NaCl)

- Etanol 95% gelado

-2 béquers de 250 mL

-1 proveta de 50 mL

-Bastão de vidro fino e médio (ou palitos de sorvete)

-Peneira

-Banho-Maria a 60C

-Gelo moldo isopor (um por grupo ou isopores grandes comunitários)

COMO FOI UTILIZADO

01.Detergente: Os detergentes são normalmente empregados para dissolver gorduras ou lipídios. Como a membrana celular tem em sua composição química uma grande quantidade de lipídios, sob a ação do detergente, estes se tornam solúveis e são extraídos junto com as proteínas que também fazem parte das membranas.

02. Sal ou Nacl: O sal de cozinha ou NaCl (cloreto de sódio) fornece íons que são necessários para a fase de precipitação do DNA. O DNA extraído das células do morango encontra-se na fase aquosa da mistura, ou seja, dissolvido na água. Na presença de álcool e de concentrações relativamente altas de Na+ (fornecidas pelo sal de cozinha) o DNA sai de solução, isto é, ele é precipitado.

03. Alcool: O DNA não se dissolve no álcool. Como resultado, o DNA precipita-se. Ele aparece à superfície da solução porque é menos denso que a água e a mistura aquosa dos restos celulares. Quando as moléculas são solúveis em um dado solvente, elas se dispersam neste solvente e não são, portanto, visíveis. Por outro lado, quando as moléculas são insolúveis em um dado solvente, elas se agrupam, tornando-se visíveis. Quanto mais gelado estiver o álcool, menos solúvel o ADN vai estar. Por isso é tão importante que o etanol seja mantido no freezer ou em um banho de gelo até a hora do experimento.

04. Morangos: Os morangos foram escolhidos para o experimento pois possuem muito DNA: eles possuem 8 cópias de cada conjunto de cromossomos, são octoplóides.

05. Bastão de vidro: Foi utilizado como a Histona, proteína presente no nucléolo, que serve como envelopamento do DNA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com