TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DNA MORANGO E HUMANO

Por:   •  3/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.584 Palavras (7 Páginas)  •  663 Visualizações

Página 1 de 7

GABRYELL ELVES

ISABELA TEIXEIRA

JOÃO VICTOR PEREIRA

JOÃO VITOR CANESTRARO

LAURA GARCIA GOMES

REBECCA PALMONARI

EXTRAÇÃO DE DNA

Trabalho apresentado à disciplina de Ciências Aplicadas – Oficina Admirável Mundo Novo, tuno da manhã, sala 11 equipe 3 do colégio SESI Boqueirão.

Orientadora: Prof. Silvana

CURITIBA

2018

1 INTRODUÇÃO

Este relatório é uma síntese do experimento de extração da molécula de DNA do morango e da molécula de DNA humano, realizado em laboratório, por alunos do Colégio Sesi, da disciplina de Ciências Aplicadas da Oficina Admirável Mundo Novo, sob a supervisão da professora Silvana.

Sabemos que é através do DNA que o fenótipo do indivíduo é determinado, o DNA carrega o material genético fundamental para a hereditariedade, desse modo podemos fazer uma analogia de que o DNA é a pedra angular da vida. De acordo com Griffiths, Lewontin e Wessler (2009) DNA é a sigla utilizada para denominar a molécula biológica com denominação por extenso de ácido desoxirribonucleico, pertencente ao grupo de moléculas dos ácidos nucléicos, juntamente com o ácido ribonucléico, o RNA. De modo que os ácidos nucléicos são macromoléculas formadas pela união de unidades, os monômeros. Entendemos que a área da ciência que estuda a manipulação das moléculas que constituem o material genético dos indivíduos é a biologia molecular. Conforme Watson, Myers, Caudy e Witkowski (2008) devido aos avanços da pesquisa científica já é possível identificar a estrutura e a função do ácido desoxirribonucléico (DNA), assim como possibilitou o desenvolvimento de técnicas moleculares que permitiram o isolamento, a manipulação, a multiplicação e o sequenciamento do DNA, o que contribuiu para avanços significativos no melhoramento de organismos vivos e no entendimento de processos biológicos. Segundo Arias (2004) a decifração da estrutura do ácido nucléico foi feita pelos cientistas James D. Watson e Francis H. Crick em 1953, embasados em estudos anteriores, principalmente nos trabalhos de Rosalind Franklin e Maurice Wilkins, sendo considerada a contribuição mais importante no campo da biologia, depois do livro de Darwin (1859) e da publicação de Mendel (1866). Em 1962, conforme Arias (2004) Watson e Crick receberam juntamente com Maurice H. F. Wilkins o Prêmio Nobel de Medicina, e como o prêmio Nobel tem a norma de que os contemplados estejam vivos, Rosalind Franklin não foi premiada, por ter falecido antes de 1962.

De acordo com Zara, Ferreira e Passaglia (2014) os cromossomos são longas estruturas celulares que contêm as regiões do DNA que determinam a síntese de moléculas de RNA e das proteínas, denominados genes que são os responsáveis por determinar as características hereditárias dos indivíduos. Zara, Ferreira e Passaglia (2014) explicitam que os cromossomos são formados a partir da associação das moléculas de DNA com proteínas. Entendemos que é a partir do DNA que se forma o genoma de todas as espécies biológicas, de bactérias, fungos, protozoários, plantas e animais, como o homem.

2 OBJETIVO GERAL

Este estudo teve por objetivo relatar uma prática feita em laboratório a respeito da extração da molécula de DNA do morango e a molécula de DNA humano, afim de aprofundar o conhecimento adquirido em sala de aula.

2.1 Objetivo Específico

  • Compreender especificidades da molécula de DNA.
  • Realizar o isolamento do DNA.
  • Aprimorar o conhecimento a respeito do conteúdo estudado na disciplina de Ciências Aplicadas.
  • Descrever a funcionalidade do experimento feito no laboratório.

3 MATERIAIS

Extração de DNA do morango:

  • 3 morangos sem cabo;
  • Almofariz;
  • Pistilo;
  • Becker;
  • 150ml de água;
  • Uma colher de sopa de detergente;
  • Uma colher de chá de sal de cozinha;
  • Peneira;
  • Tubo de ensaio;
  • Álcool etílico;

Extração de DNA humano:

  • ½ colher de sal;
  • Um copo de água;
  • Tubo de ensaio;
  • 2 gotas de detergente;
  • 20ml de álcool comum;
  • Corante da cor desejada;

4 METODOLOGIA

Morango:

Primeiro retiramos as folhas dos morangos, lavamos e colocamos dentro do almofariz, amassamos os morangos e coamos. Em outro recipiente, adicionamos as cinco gotas de detergente, uma pitada de sal e 10ml de água temperatura ambiente, misturamos tudo. Após os ingredientes misturados e os morangos coados, colocamos uma pequena quantia de cada líquido em um tudo de ensaio e esperamos que a mistura se acomodasse. Em seguida adicionamos o álcool, mexemos e aguardamos alguns instantes.

Humano:

Em um recipiente limpo, adicionamos um pouco de água e meia colher de sal, misturamos bem até o sal dissolver por completo. Uma das integrantes da equipe, a aluna Rebecca, fez bochecho por 3 minutos com a mistura preparada, e após esse tempo, separamos o bochecho em um tubo de ensaio e acrescentamos 2 gotas de detergente. A professora nos entregou o álcool com a cor já modificada em um Becker para que pudéssemos adicionar o álcool no tubo de ensaio onde continha o bochecho e o detergente. Esperamos alguns minutos até o resultado.

5 RESULTADOS

O processo inicia com o rompimento das células através da ação de detergentes que rompem as membranas plasmáticas, após o rompimento, as proteínas são desnaturadas, pela utilização de solventes orgânicos, posteriormente, ocorre a separação dos ácidos nucléicos dos demais constituintes celulares.

Conforme podemos observar na figura 1, formou-se uma espécie de camada que possui várias “bolhas”, ficando em evidência o DNA, nos permitindo a percepção de que o experimento foi realizado com sucesso, o DNA foi isolado. A Figura 2 nos mostra um fio branco, onde é possível perceber as fibras, “ligando” o álcool com o suco de morango, essas fibras são o DNA.

Figura 1 – DNA Humano                                       Figura 2 – DNA Morango

[pic 1]               [pic 2]

Fonte: Gabryell Elves (2018)                                                  Fonte: Rebecca Palmonari (2018                                                                                                     

6 DISCUSSÃO

A partir da experiência descritas, alguns questionamentos foram suscitados, tais como:

A respeito do DNA do Morango:

1- Por que se usa detergente?

Resposta: Pois o detergente ajuda a dissolver a bicamada lipídica que compõe a membrana plasmática e as membranas das organelas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (323.7 Kb)   docx (3 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com