TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DNA DO MORANGO - RELATÓRIO

Por:   •  20/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  1.680 Visualizações

Página 1 de 4

Sumário

Introdução        1

Objetivos        2

Materiais e Reagentes        2

Procedimento experimental        3

Análise e discussão dos resultados        4

Registro de algumas etapas do procedimento:        5

Referencial Bibliográfico        7

Introdução

        O DNA é um composto orgânico que contem todos os matérias genéticos que tem a função de coordenar e desenvolver o crescimento e está presente em todos os seres-vivos. E esse relatório, nós do grupo vamos relatar sobre a experiência que tivemos na aula feita no laboratório onde conseguirmos identificar o DNA presente no morango, nosso objeto de estudo nesse presente trabalho.

Objetivos

        O objetivo dessa experiência foi proporcionar maiores conhecimentos sobre o DNA, trabalhar conceitos da matéria de Citologia e Histologia, além da experiência de prática.

Materiais e Reagentes

Aula 02 – Extração de DNA de Morango

Material:

  • 3 morangos frescos e maduros;
  • 1 saco plástico do tipo “zip loc”;
  • 1 colher de chá;
  • 1 colher de sopa;
  • Gaze;
  • 1 palito de churrasco;
  • 1 bastão de vidro;
  • 2 béquer de 100 ml;
  • Pisseta com água.

Reagentes:

  • Sal industrializado;
  • Detergente líquido amarelo;
  • Álcool 70% gelado

Procedimento experimental

        Os morangos devem estar bem maduros, lavados e sem as folhas verdes para começar os procedimentos. Depois de lavados, os morangos devem ser colocados dentro de um saco zip loc e com o saco fechado deve-se começar amassar os morangos até que forme uma pasta homogênea, ao mesmo tempo, deve-se preparar uma solução dentro do béquer com 100 ml de água, 1 colher de sopa de detergente incolor ou amarelo e uma colher de chá de sal.

        Em seguida, adicionar essa solução dentro do saco e misturar esses reagentes com delicadeza durante 1 a 2 minutos, logo após a mistura deve-se separar o liquido do sólido coando com a ajuda de uma gaze que se tornará um tipo de coador e um béquer para receber o líquido.

        Após a coação, descarte a parte sólida e a parte líquida deve ser colocada em um tubo de ensaio e adicionar álcool 70% bastante gelado (aproximadamente o dobro da quantidade da mistura) bem lentamente para que a solução não se misture, em seguida deve-se mexer levemente na solução em movimentos circulares e esperar por 1 minuto, logo uma “nuvem esbranquiçada” surgirá, essa nuvem é o DNA do morango que pode ser puxado para ser analisado com um palito ou um bastão.

Análise e discussão dos resultados

        Os morangos são utilizados para essa experiência, pois são considerados macios e fáceis de homogeneizar, além de que morangos bem maduros produzem pectinases e celulases (enzimas que degradam a pectina e a celulose que fazem parte da parece celular) e possuírem DNA poliploide, ou seja, possuem oito cópias de cada conjunto de cromossomos.

Cada reagente utilizado para chegar ao resultado final desempenha uma devida função:

  1. A fase de amassar os morangos é para que os reagentes cheguem mais fácil as suas células.
  2. Sal: O sal contribui com íons positivos que neutralizem a carga negativa do DNA.
  3. Álcool 70% gelado: Logo após adicionar o álcool na mistura, foi possível enxergar a precipitação da fita de DNA. Isso aconteceu pois a proteína DNA não é solúvel em álcool, sendo assim, as fitas se aglomeram sendo possível a visualização da fita de DNA do morango.
  4. Detergente: o detergente é um liquido que quebra a gordura, logo afeta as membranas porque elas são formadas por lipídeos. Com a quebra da membrana as proteínas se soltam e se dispersa na solução.

        Na primeira tentativa do grupo ocorreu o que se pretendia com o procedimento que seria a precipitação de fitas de DNA para visualização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (920.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com