TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Extração Do DNA Do Morango

Monografias: Extração Do DNA Do Morango. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  804 Palavras (4 Páginas)  •  1.930 Visualizações

Página 1 de 4

Questões da Atividade Prática:

1) Já que a molécula de DNA é muito pequena, por que foi possível visualizar o DNA do morango?

Foi possível extrair o DNA do morango porque através de um método simples, várias etapas acabaram com a extração dessa molécula. Na primeira etapa, foi possível ver a destruição da parede celulósica que envolve a célula vegetal. Já na segunda, o detergente foi responsável pelo rompimento da membrana citoplasmática e da liberação do DNA no suco. Assim, com a adição do álcool, foi possível separar essa molécula do resto do suco. Com esse experimento, provamos a existência do DNA através dos resultados obtidos.

2) Qual a função do sal de cozinha no DNA?

A função do sal proporcionou o DNA um ambiente favorável, pois o sal contribuiu com os íons positivos que neutralizaram a carga negativa do DNA, para que assim as numerosas células de DNA pudessem coexistir na solução, através da precipitação das proteínas. Assim possibilitando que a molécula do DNA apareça no final da pratica.

3) Qual o papel do detergente neste experimento?

O detergente irá lizar as membranas, visto que estas são constituídas de lipídios, estes são insolúveis em água, mas são solúveis em detergente. Com a ruptura dessa membrana o conteúdo celular, incluindo as proteínas e o DNA, soltou-se e dispensou-se na solução.

4) Por que a temperatura é importante para que ocorra a separação da molécula de DNA?

O aumento da temperatura promove uma maior agitação molecular, o que ajuda o detergente a desestabilizar as membranas lipídicas. Além disso, a alta temperatura inativa enzimas que podem degradar o DNA. E as proteínas é quebrada através do calor.

5) Compare o resultado do seu grupo com outros dois grupos, destaque as diferenças e semelhanças.

Analisamos que os resultados dos dois grupos ou mais, deram os mesmos resultados.

6) Pesquise outras metodologias Práticas de Extração de DNA de modelos animais (humanos e etc.) e monte o experimento. Extração do DNA da cebola.

Material: Uma cebola grande; Faca de cozinha; Proveta de 100mL; Béquer de 200mL; Banho-maria(+-60°C); Água filtrada 100mL; Sal de cozinha 2g (NaCl); Detergente líquido para louça 10mL; Álcool etílico 95%(gelado); Bastão de vidro ou madeira; Papel filtro; Gelo moído.

Procedimento: Pique a cebola em pedaços bem pequenos. Coloque na proveta 2g de sal (cerca de uma colher de chá), 10mL de detergente e complete o volume para 100mL com água; mexe-se bem até a total dissolução. Coloque a cebola picada juntamente com a solução de detergente e sal; leve ao banho-maria por 15 minutos. Retire a mistura do banho-maria e resfrie-a rapidamente, colocando o béquer num vasilhame com o gelo picado durante 15 minutos mexendo com bastão durante o resfriamento; Filtre a mistura com o papel filtro, recolhendo o filtrado em um béquer limpo. Adicione ao filtrado cerca de 100mL de álcool gelado, deixando-o escorrer vagarosamente pela borda. Irá formar duas fases, a superior, alcoólica, e a inferior, a aquosa. Mergulhe o bastão no copo e , com movimentos circulares,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com