TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Extração Do Dna Do Morango

Artigos Científicos: Extração Do Dna Do Morango. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2014  •  1.259 Palavras (6 Páginas)  •  2.184 Visualizações

Página 1 de 6

1) Introdução:

O DNA (ácido desoxinucleotídeo) é uma molécula orgânica que possui toda a informação de instrui o desenvolvimento e funcionamento de todas as células num organismo vivo, por meio da síntese de RNA, que é a molécula que põe em prática as informações para a síntese de proteínas.

Ele é constituído por sequências de nucleotídeos, que são formados pela ligação de um fosfato a uma desoxirribose e uma base nitrogenada, que pode ser uma Adenosina, Timina, Citosina ou Guanina. Esses nucleotídeos se unem por meio de uma ligação fosfodiéster com a hidroxila ligada ao carbono cinco da pentose, formando uma fita de DNA. Porém as moléculas da desoxirribose são formadas por duas fitas em formato de hélice, unidas por pontes de hidrogênio.

O morango é utilizado como matéria do experimento, pois é possível macerá-los facilmente e são, atualmente, seres octaplóides, ou seja, possuem oito cópias do genoma, tal qual, é toda a informação hereditária de um organismo, que está codificada em seu DNA. O objetivo dessa prática é a extração da desoxirribose das células do morango e visualizá-lo separadamente.

2) Materiais:

2 morangos 1 colher de chá de detergente

Gral e pistilo Coador

Tubos de ensaio Álcool etílico a 95%

Banho-maria (± 60ºC) Bastão de vidro

20 ml de água destilada Papel de filtro

1 pitada de sal de cozinha Gelo moído

Suporte para sistema de filtração Béquer e Funil

3) Métodos:

Maceração: Colocam-se no gral os dois morangos sem as sépalas e com o auxílio do pistilo, maceraram-se os morangos até que eles fiquem bem esmagados, formando um líquido vermelho. Essa etapa nos auxilia no rompimento das células externas e expõe as células internas.

Solução de água, detergente e sal: Coloca-se o detergente, pois ele tem como função desestruturar as moléculas de lipídeos das membranas, deste modo, ele ajudará no processo de romper essas membranas, que deixarão seus conteúdos celulares dispersos na solução. Após isso se adicionou o sal, pois depois que põe a água, ele se dissocia e contribui com íons positivos (Na+), que neutralizam a carga negativa do grupo fosfato do DNA, para que as moléculas da desoxirribose não sofram repulsão de cargas entre si, favorecendo assim, sua aglomeração. Misturou-se a solução com cuidado para que não formasse espuma e com uma rápida peneiração, passou-se a solução para o béquer.

Aquecimento: O béquer com a solução foi levado para o banho-maria, que é uma técnica de aquecimento à base de calor indireto, numa temperatura de mais ou menos 60ºC por quinze minutos. Nesse processo, algumas enzimas são inativadas e algumas proteínas são desnaturadas, como no caso das histonas, que são proteínas que auxiliam no empacotamento do DNA.

Resfriamento: Após esquentar a solução, levou-se o béquer a uma bacia com gelo durante cinco minutos, com esse processo, impedimos a possível desnaturação das moléculas de DNA, que são fáceis de quebrar quando estão agitadas por conta da alta temperatura. Com o auxílio de um funil, contido de um filtro de papel, filtrou-se a solução para o tubo de ensaio, adquirindo uns dois dedos de solução.

Adição de álcool: Mergulhou-se o bastão de vidro até o fundo do tubo de ensaio, e com cuidado, adicionou-se o álcool gelado pela superfície do bastão até que formasse no tubo uma interfase transparente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com