TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DOENÇA RESPIRATÓRIA AGUDA NA CRIANÇA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Pesquisas Acadêmicas: DOENÇA RESPIRATÓRIA AGUDA NA CRIANÇA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2014  •  4.364 Palavras (18 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 18

DOENÇA RESPIRATÓRIA AGUDA NA CRIANÇA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Introdução

Desde 1960, as afecções respiratórias agudas têm sido um grave problema de saúde pública, pois estão entre as cinco principais causas de morte em crianças menores de cinco anos(1).

No Brasil, as taxas de mortalidade infantil, apesar de ainda elevadas, têm apresentado reduções importantes nas últimas décadas. Das estratégias de atenção à saúde da criança tais como Aleitamento materno; Programa Nacional de Imunização; Assistência e Controle das Infecções Respiratórias Agudas; Controle das Doenças Diarreicas e Acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento(2), as reduções observadas decorreram de intervenções nos serviços de saúde, mas, principalmente foram resultantes do controle das doenças diarreicas a partir da ampla divulgação dos conhecimentos sobre a Terapia de Reidratação Oral (TRO) implantada para evitar a desidratação e morte associada à diarreia. Tal fato permitiu uma diminuição considerável no número de óbitos por esta causa(3).

Como resultado, as Doenças Respiratórias Agudas (DRA), que no princípio dos anos 80 ocasionavam menos mortes que as doenças diarreicas, passaram a ocupar o primeiro lugar como causa de mortalidade por doenças infecciosas na população infantil(3).

Segundo o DATASUS(4), ocorreram 1.388.990 internações por doenças do aparelho respiratório no Brasil, com um impacto importante na faixa etária pediátrica, sendo internadas cerca de 650.000 crianças menores de 14 anos, o que representa 48% do valor total dessas internações no Sistema Único de Saúde (SUS) no ano de 2008, sendo importante considerar a subnotificação da doença no país.

De 2000 a 2006, essas doenças ocuparam a quarta causa de morte em crianças, e em 2005, representaram a primeira causa de internações hospitalares pelo SUS(5). Embora esses dados sejam provenientes dos serviços do SUS e, sabendo que nem todos têm acesso a esses serviços, e que apenas uma parte da população tem condições financeiras para utilizar o serviço privado de saúde, imagina-se um quadro bem mais dramático das doenças respiratórias na população brasileira menos favorecida.

Indiscutivelmente, esses dados mostram o forte impacto das doenças respiratórias para a saúde da criança, contribuindo para o alto índice de morbidade e mortalidade em menores de cinco anos. Embora até o século XX a mortalidade por IRA tenha diminuído, milhares de crianças continuam morrendo por essas causas(1).

Neste contexto, as metas da Organização Mundial de Saúde (OMS) apresentadas na Organização das Nações Unidas (ONU) para 2015, denominadas como metas para o milênio, representam um grande desafio para o mundo e, consequentemente, para as políticas nacionais e pesquisas em saúde no Brasil.

De acordo com Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, em 2005, as infecções do aparelho respiratório são a terceira causa de óbito mais frequente no Brasil, o que requer a intensificação dos esforços para modificar essa situação(6).

Dentre os oito objetivos do milênio(7), destaca-se a redução em dois terços da mortalidade na infância, em especial nos menores de 5 anos de idade, entre 1990 e 2015, e para que essa meta seja atingida, faz-se necessário investimentos na área de pesquisas e reformulação de políticas públicas voltadas para essa questão no país.

Diante do crescente número de problemas respiratórios na infância, conforme apontado na literatura, observa-se a importância do desenvolvimento de pesquisas nesta área com a finalidade de contribuir para a diminuição da mortalidade infantil.

Sendo assim, a realização de um estudo, buscando a identificação das produções científicas, torna-se necessária para dar visibilidade ao que já foi produzido e publicado nesta temática, apresentando as suas características, apontando a existência de lacunas e favorecendo a busca de estratégias que ajudem a identificação destas causas, contribuindo para redução do número de internações, o que influenciará na diminuição das taxas de morbimortalidade por estas afecções.

O objeto deste estudo se refere às produções científicas nacionais e internacionais no que tange a assistência à saúde da criança com doença respiratória aguda.

Com respaldo no supracitado, considera-se como fundamental para o direcionamento do estudo a seguinte questão norteadora: O que refletem as produções científicas nacionais e internacionais em relação à assistência a criança com doença respiratória aguda?

Diante do exposto, os objetivos consistem em mapear as produções científicas nacionais e internacionais em relação à assistência a saúde da criança com doença respiratória aguda, segundo algumas variáveis pré-determinadas e analisá-las à luz da literatura vigente.

Abordagem Metodológica

Tipo de Estudo

Estudo exploratório, com abordagem quanti-qualitativa, com a utilização do método da revisão integrativa, que se utiliza, fundamentalmente, das contribuições dos diversos autores sobre a temática em questão(8). A pesquisa foi desenvolvida a partir de material já elaborado e publicado, constituído principalmente de artigos científicos, teses e livros.

O método da revisão integrativa consiste em sintetizar o conhecimento e incorporar a aplicabilidade de resultados de estudos significativos para a prática diária, constituindo-se em um instrumento da Prática Baseada em Evidências (PBE). Embora importantes, o método sistemático e da meta-análise não contemplariam importantes questões relacionadas aos cuidados e/ou ao impacto da doença ou do tratamento(8).

A revisão integrativa, nesse âmbito, é a mais ampla abordagem metodológica, referente às revisões, para a compreensão completa da assistência à saúde da criança com doença respiratória, porque ela identifica, analisa e sintetiza os resultados de estudos independentes sobre a mesma temática, contribuindo para uma possível repercussão benéfica na qualidade dos cuidados prestados a essas crianças(8).

Produção dos Dados

Para obter as produções científicas, a busca bibliográfica foi efetuada na base de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS): Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Literatura Internacional em Ciências da Saúde (MEDLINE). Realizou-se a partir da relação entre os descritores Doenças Respiratórias AND Criança. O intervalo temporal não foi predeterminado com o objetivo de descobrir quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com