TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORIGEM DA LITERATURA INFANTIL

Trabalho Universitário: A ORIGEM DA LITERATURA INFANTIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2013  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  1.764 Visualizações

Página 1 de 2

1) A Origem da Literatura Infantil

Embora a literatura infantil tenha surgido no século XVIII, foi no século XIX que as instituições envolvidas na educação da criança definiu os tipos de livros mais indicados para os pequenos eleitores. Determinando então quais os principais gêneros: aventuras, histórias fantásticas e as que envolvem experiências do cotidiano infantil.

Mesmo sendo na segunda metade do século XIX a circulação desses livros infantis no Brasil eram precárias e irregulares.

2) Explicação quanto aos Contos de Fadas

Os Contos de Fadas já existem há milênios de anos, em todo o mundo e nas mais variadas culturas. Sua cultura na forma oralista já existia muito antes da Literatura Infantil.

O pioneiro autor que escreveu organizando Contos de Fadas em um livro foi o francês Charles Perrault, que ouvia as histórias de contadores e a adaptava ao gosto da corte francesa, e nos finais das narrativas em forma de versos escrevia a “moral da história”, preocupado com a forma pedagógica de instruir as crianças.

Desde o primeiro registro por escrito, os Contos de Fadas já começaram a ter sua riqueza simbólica, deformada.

A rivalidade de gerações, a convivência de crianças e adultos, as etapas de vida, os sentimentos são representados através da explicação do mundo real nos permitindo criar formas de lidar com tudo isso.

3) Exemplos comentados de contos de fadas e comentário do que entendi.

Bela Adormecida, Chapeuzinho Vermelho, Patinho Feio, A Bela e a Fera, Rapunzel, Branca de Neve e os Sete Anões, entre outros.

Nos Contos, que muitas vezes começam com “Era ma vez”, se referindo que o tema não está relacionado aquele presente momento, onde o leitor encontra situações e personagens do seu convívio e cotidiano, com conflitos, medos, alegrias, tristezas, sonhos, etc.

Tudo isso transmite de forma lúdica conhecimentos e valores culturais que passa de geração em geração, onde os heróis sempre lutam e enfrentam grandes obstáculos para vencer o mal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com