TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educaçao Sexual

Trabalho Universitário: Educaçao Sexual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  1.017 Palavras (5 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 5

PROJETO PARA APRESENTAÇAO

Temas:

• Opções sexuais (Respeito as diferenças)

• Transmissão de DST

• Bullying

Preparação

- Ao invés do formato palestrante e ouvintes que estão todos alinhados em filas pedir para os alunos permaneçam em um círculo. (Se espaço permitir)

• OPÇÕES SEXUAIS:

E uma opção ou uma orientação? (O termo orientação sexual é considerado mais apropriado do que opção sexual ou preferência sexual porque opção indica que uma pessoa teria escolhido a sua forma de desejo.)

Da mesma forma que a heterossexualidade (atração por uma pessoa do sexo oposto) não tem explicação científica universal, a homossexualidade também não tem e cada pessoa escolherá a sua forma de viver (ou não) a sua homossexualidade, sendo alguns/algumas mais visíveis e outros/as menos.

Quais são os tipos existentes, homossexual, heterossexual, bissexual, pansexual, transexual, etc.

O Facebook agora oferece mais de 50 opções de gênero na Argentina, e não mais apenas “homem” e “mulher”, como na maioria dos países.

- Desde 1993, a Classificação Internacional de Doenças (CID) não considera mais a homossexualidade como doença, deixando de considerá-la como algo que deve ser tratado e pode ser curado.

- Desde 1999, o Conselho Federal de Psicologia, por meio da resolução 01/99, proibiu que os/as psicólogos/as submetessem pessoas a terapias “curativas” para convertê-las da homossexualidade.

É importante lembrar também que não nascemos com uma orientação sexual definida, pronta, acabada. Pelo contrário, ao longo da vida vamos aprendendo e nos identificando com diferentes formas de vivenciar nossos desejos de uma forma mais fixa ou mais flexível, conforme as experiências vividas por cada um(a).

Como posso saber se sou homossexual

Os sentimentos perante a nossa sexualidade podem ser confusos, sobretudo quando nos sentimos atraídos por pessoas do mesmo sexo. O mais importante é perceber com o tempo se de facto o desejo se manifesta sobretudo por um sexo ou por outro. Ser homossexual é tão natural quanto ser heterossexual, pelo que a aceitação deveria ser um processo normal.

Mas caso a orientação sexual seja mais complicada de assumir, pode procurar-se apoio e ajuda.

• TRANSMISSÃO DE DST:

As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha com uma pessoa que esteja infectada, e geralmente se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. As mais conhecidas são gonorreia e sífilis.

Algumas DST podem não apresentar sintomas, tanto no homem quanto na mulher.

Usar preservativos em todas as relações sexuais (oral, anal e vaginal) é o método mais eficaz para a redução do risco de transmissão das DST, em especial do vírus da aids, o HIV. Outra forma de infecção pode ocorrer pela transfusão de sangue contaminado ou pelo compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente no uso de drogas injetáveis. A aids e a sífilis também podem ser transmitidas da mãe infectada, sem tratamento, para o bebê durante a gravidez, o parto. E, no caso da aids, também na amamentação.

Que a AIDS é transmitida mais facilmente em uma relação homossexual masculina todo mundo sabe, mas será que todo mundo sabe exatamente o porquê disso? Bem, porque homens que tem relações com outros homens praticam sexo anal, no qual a ocorrência de pequenos machucados – tanto no ânus quando no pênis - é muito mais constante do que num sexo vaginal, por dois motivos principais: a lubrificação é muito menor e o caminho também é mais estreito (devido à disposição muscular). Assim, não adianta: a laceração, mesmo que pequena e imperceptível, vai ocorrer nas duas pessoas. É importante lembrar aqui também que a relação heterossexual não está livre de nada disso, principalmente quando a lubrificação é pouca.

Além disso, o que pouca gente sabe é que a infecção pelo HIV é facilitada pela presença de outros tipos de inflamações, principalmente causadas por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com