TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensaio de Fitotoxicidade em Alface (Lactuca alface)

Por:   •  15/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA

CURSO DE BIOMEDICINA

TOXICOLOGIA

Prática 1 – Ensaio de fitotoxicidade em alface (Lactuca alface)

JOINVILLE

2017

RESUMO

A geração de efluentes industriais tem sido uma grande preocupação para a proteção do meio ambiente, muitos não tem características definidas e, não possuem padronização para reuso e descarte. Associando os efeitos negativos que os efluentes acarretam na natureza, foi o que motivou o desenvolvimento do presente trabalho, pois os bioensaios tem se mostrado uma ferramenta de grande valia na identificação da presença de substâncias tóxicas encontradas nos efluentes. Para a realização deste trabalho foram coletadas amostras do efluente localizado na cidade de Itapoá – SC. Como forma de caracterizar o efluente foram realizadas os ensaios utilizando a Lactuca sativa o efeito tóxico das amostras em teste sobre a germinação e crescimento da raiz de sementes de alface é avaliado e normalmente comparado com um controle negativo e positivo após germinadas acomodadas em uma placa de Petri após 7 dias de incubação a 22 °C. Presume-se que os resultados mostraram evidências da necessidade de contínuas pesquisas, com outros bioindicadores, com maior número de réplicas e, com número significativo de amostras, para um resultado mais esclarecedor sobre a toxicidade ou não do efluentes.

1 INTRODUÇÃO

A água é um bem finito fundamental para a manutenção da vida no planeta e para as diferentes atividades humanas. Além da disponibilidade em quantidade suficiente, precisa atender a requisitos de qualidade em termos de parâmetros físicos, químicos e biológicos necessários aos múltiplos usos como o abastecimento público, dessedentação de animais, irrigação, produção industrial, proteção de comunidades aquáticas, entre outros (CONAMA, 2005; CAPOBIANCO, 2002).

Entre as diversas formas de poluição ambiental está a poluição por resíduos industriais, ocasionando graves problemas sociais, econômicos e ambientais.

Para que o resíduo industrial tenha disposição final, transporte ou processamento correto é de extrema importância que o gerador de resíduo forneça informações a respeito das características dos contaminantes presentes, mas estas referências não devem ser os únicos parâmetros considerados para que seja possível optar pelo tratamento final adequado dos resíduos (SOARES, 2000).

Durante todos estes processos vários efluentes são gerados, e podem ser tóxicos, fazendo-se necessário alguns testes para que isso seja comprovado.

Um importante ensaio possível é a avaliação da inibição da germinação de Lactuca sativa L.(alface), exposta a diferentes amostras aquosas, que podem inibir a germinação e o crescimento, a alface é de fácil aquisição e possui preço acessível, facilitando o uso da mesma (SOARES, 2000).

Tais organismos bioindicadores podem ser utilizados como ferramentas de avaliação da qualidade dos efluentes gerados pela indústria madeireira. Através destes bioensaios, pode-se ter uma melhor caracterização ecotoxicológica dos efluentes em estudo

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVOS GERAIS

O objetivo deste trabalho foi caracterizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (49.4 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com