TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Epidemiologia

Por:   •  12/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  831 Palavras (4 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]


[pic 3][pic 4]

Centro de Controle de Zoonoses

Na visitia ao Centro de Controle de Zoonoses de Niterói, fomos recebidas pelo Médico Veterinário Fabio Vilas Boas, que nos explicou como funciona; qual a importância de um Centro de Controle de Zoonose.

O Centro de Controle de Zoonose é um órgão municipal com a função de atender a população de Niterói.

O Centro de Controle de Zoonose é um órgão de saúde pública, que tem como objetivo a prevenção e a vigilância em relação as mais diversas zoonoses no município de Niterói, hoje as zoonoses que tem uma abrangência de atuação que existem casos em Niterói. Foi citado a Leptospirose; Raiva (em 2014 tiveram 2 casos de raiva, apesar de ser uma doença controlada, sabe-se que ainda existe o vírus circulante); Esporotricose (em todo o estado do Rio de Janeiro, há uma grande quantidade de relatos de casos de gatos com Esporotricose) por conta disso tem um ambulatório de diagnóstico de Esporotricose animal, localizado em Niterói, onde é feito o diagnóstico, e orientação no tratamento e para propietário na conduta dessa doença; há também ocorrências de casos de Leishmaniose (que também é uma doença que requer uma atenção); em 2010 se teve um óbito de Febre Maculosa, e são recebidos diariamente notificações, informações sobre a ocorrência das mais diversas zoonoses. É feito um monitoramento, esse é o papel de um Centro de Controle de Zoonose, fazer o monitoramento e a vigilância frente as mais diversas zoonoses, mas além disso existem uma série de outras atuações, pois o Centro de Controle de Zoonoses de Niterói é o Centro de Controle de Zoonose de Doenças de Transmissão Vetorial, lá também tem um setor chamado de Setor de Controle de Vetores, que é feito um programa de controle de combate da Dengue, também feito por eles, ligados ao Centro de Controle de Zoonose, aquelas visitas que são feitas casa à casa pelo agente de saúde para a detecção do foc,o é feita por um funcionário do CCZ.
Tem também um trabalho de Controle de Roedores, onde se faz a desratização em residências quando solicitados, em prédios públicos, praças públicas, faz-se também um controle de boeiros da cidade para minimizar a população de ratos e consequentemente a prevenção da leptospirose. Tem também um programa de castração de animais no município, que tem com objetivo controle da população e controle de zoonose, atualmente são castrados 40 animais por semana, não é um número ideal, porém é um número significativo, pois até em 2012 não se era feito nada. O cidadão se inscreve no programa e leva o animal que é operado e levado para casa no mesmo dia, foi perguntado se eram feito exames para castração, e a resposta foi que  por ser um programa de castração em massa, o objetivo é fazer o maior número de castração possível,  visando controle de população e controle de zoonose, não há uma preocupação com exames.
Dentro do programa do controle da raiva, o centro também é responsável por realizar e estruturar campanhas de vacinação antirrábica anual, e fora da campanha existem dois postos fixos de vacinação, que se vacina contra raiva o ano todo.  
Tem também uma equipe de capturação de animais de grande porte pelas ruas do município. Durante muito tempo existia-se um problema sobre a quantidade de porcos soltos nas ruas, em relação a esses porcos a prefeitura firmou um convênio com um curral, esse curral fica localizado no município de Itaboraí,  e é feito uma ação semanal percorrendo as ruas do município de Niterói para fazer a captura desses animais. Em casos de Leishmaniose a legislação determina que os clínicos devem entrar em contato com o órgão santinitário competente, o orgão vai no local, faz a coleta das amostras de sangue e encaminha pro laboratório oficial para fazer um diagnóstico, feito esse diagnóstico, por lei esse animal tem que ser sacrificado, e é feito um inquerito ao redor desse caso coletivo, conforme preconizado no manual de combate para Leishmaniose visceral Canina, também é feita a fiscaliazação de todos os estabelecimentos veterinários do município (clínicas, casas de ração, consultórios, pet shops, laboratórios de análises clínicas veterinária), verifica-se se os estabelecimentos estão dentro dos padrões exigidos pela lei. Existe um setor de educação e saúde que faz palestra em escolas públicas, praças, assim que solicitados, abordando a questão da zoonose e o controle da população de pombos.
Em 23 de maio de 2014, foram criadas leis que tem como objetivo: “Definir as ações e os serviços de saúde voltados para vigilância, prevenção e controle de zoonoses e de acidentes causados por animais peçonhentos e venenosos, de relevância para a saúde pública.”.
Conclui-se então que o CCZ tem como missão realizar ações que proporcionem o conhecimento e a detecção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de identificar as medidas de prevenção e controle dos fatores de riscos ambientais, relacionados às doenças ou outros agravos à saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (202.6 Kb)   docx (143.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com