TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Supervisionado

Artigos Científicos: Estagio Supervisionado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  2.691 Palavras (11 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 11



Universidade Anhanguera Uniderp

Centro de Educação a Distância

ATPS

Atividades Práticas supervisionadas

Aluna: Tárcia Pacheco da Silva RA: 329644

Fernanda Alves RA: 219405

Tutor: Darly de Carvalho Jr.

Rio de janeiro, 01 de Setembro de 2013

Professor Me. Luiz Manuel Palmeira

Administração de Materiais e Logística

Introdução

Administrar recursos escassos tem sido a preocupação dos administradores e por praticamente todas as pessoas que direta ou indiretamente são ligadas às atividades produtivas, tanto na produção de bens tangíveis quanto na prestação de serviços. Esta atividade é de grande relevância de gerir bem os recursos matérias e patrimoniais da empresa, sabendo-se que a administração de materiais depende da seqüência das operações do processo produtivo. Com esta ATPS (Atividade Prática Supervisionada) mostraremos como é o funcionamento da administração dos recursos materiais e patrimoniais.

Nota se que João José Viana usa vários termos e teorias sobre a administração de materiais, sua explicação é muito clara sobre esse assunto, ele cita que o objetivo de administrar materiais é determinar quando

e quanto adquirir, para repor o estoque que é acionado pelo usuário à medida que o consumimos compra seus processos. A logística é uma operação que serve para cuidar de suprimentos de distribuição de produto, o que significa planejar, coordenar e executar o processo, visando redução de custo, diz também que a logística é uma ferramenta fundamental a ser utilizada para produzir vantagens competitivas para a empresa.

Assim o autor procurou concentrar se neste livro os fundamentos principais e básicos, cujos conhecimentos são indispensáveis, que são ligados direto ou indiretamente com atividade à administração de materiais.

Basicamente os dois autores tem e refletem o mesmo pensamento sobre o tema, talvez tenham maneiras diferentes de o executa, mas o propósito é o mesmo, as teorias e fundações são as mesmas.

A importância da Administração dos Recursos Materiais engloba a seqüência de operações que tem seu início na identificação do fornecedor, na compra do bem, em seu recebimento, transporte interno e acondicionamento, em seu transporte durante o processo produtivo, em sua armazenagem como produto acabado, e finalmente, em sua distribuição ao consumidor final.

E a importância dos Recursos Patrimoniais trata-se da seqüência de operações que, assim como a administração dos recursos materiais, tem início na identificação do fornecedor, passando pela compra e recebimento do bem, para depois lidar com sua conservação, manutenção ou, quando

for o caso, alienação.

Os enfoques dos administradores de materiais serão dirigidos á administração de recursos, sistemas de controle e de informações, e processos. A administração de recursos é baseada em técnicas que integram os elementos de tecnologia de manufatura e aperfeiçoam a utilização de pessoas, materiais e instalações ou equipamentos, as mais empregadas são serão as ligadas a materiais, fábricas, equipamentos e pessoas. Os sistemas de controle e informação envolvem as operações de manufatura, definições de produtos e processo de integração de sistemas tecnológicos, a utilização do mesmo leva a uma melhoria de produtividade, controle mais rígido dos ativos realmente importantes, ambientes de fabrica flexíveis, responsabilidade maior para níveis mais baixos com a conseqüente demanda de pessoal com maior escolaridade. As tendências para a administração de materiais surgem principalmente com o avanço da tecnologia. As principais técnicas ligada a administração de materiais são: Just-in-time, fornecedor preferencial, programação de fornecedores e kanban.

A gestão de estoques tem o objetivo de otimizar o investimento em estoques, aumentando o uso eficiente dos meios da empresa , minimizando as necessidades de capital investido.Uma das principais dificuldades dentro da gestão de estoques está em buscar conciliar da melhor maneira possível os diferentes objetivos de cada departamento da empresa para os estoques, sem prejudicar a

operacionalidade da empresa.

As vantagens da aplicação de uma gestão de estoques são:

*A principal vantagem dos estoques é que podem ser usados para enfrentar uma situação de falta, de privação do que é necessário.

* Um estoque consegue satisfazer uma procura uniforme.

*De modo a enfrentar variações ou balanços da procura, mesmo sendo essa procura mais ou menos constante

*Possibilidade de se adquirir baixos preços para se revender quando os preços são elevados.

* Evitar o desconforto devido a entregas e aquisições com elevada freqüência.

A gestão de compras é tida como um fator estratégico nos negócios, focalizando o volume dos recursos, sobretudo financeiros, sua função é compactuar com todos os departamentos da empresa, tem como objetivo a deficiência a obtenção dos materiais certos, das quantidades corretas, das entregas atentadas e dos preços mais vantajosos. Sua importância é a aquisição de matérias-primas, suprimentos e componentes representa um fator decisivo na atividade de uma empresa, pois dependendo de como é conduzida podem gerar redução nos custos e melhorias consideráveis nos lucros.

Ao longo do tempo, a função de compras passou a ser imprescindível para a administração de recursos materiais de uma empresa, hoje saber comprar de forma a beneficiar a organização é determinante não somente para a competividade, como para a própria permanência da empresa no mercado, portanto, pequenas reduções no custo

das aquisições podem repercutir de maneira altamente positiva no lucro da empresa.

1º Empresa:

QUEIMADOS MÁQUINAS PARA CONSTUÇÃO LTDA.

A Queimados Máquinas para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com