TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Comparativo Dos Ossos

Casos: Estudo Comparativo Dos Ossos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  4.810 Palavras (20 Páginas)  •  753 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ

ESTUDO COMPARATIVO: ANATOMIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS

CURITIBA

2014

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO

2- OSSOS DO MEMBRO TORÁCICO

3- OSSOS DO MEMBRO PÉLVICO

4- OSSOS AXIAIS

5- OSSOS DA FACE E CRÂNIO

6- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

7- ANEXOS

INTRODUÇÃO

Neste relatório será apresentado um estudo comparativo entre as diversas espécies de animais como bovinos, equinos, suínos, caninos e felinos, apresentando suas particularidades nos Membros Pélvicos, Membros Torácicos, Esqueleto da cabeça, Ossos da Face e também os Ossos Axiais.

MEMBRO TORÁCICO

ESCÁPULA

A escápula é um osso plano com contorno triangular, situada contra a parte cranial da parece torácica lateral na direção cranioventral. Nela identificamos duas faces, a lateral e a medial. A face lateral da escápula concentra estruturas ósseas proeminentes, enquanto a face medial é escavada por uma fossa pouco profunda (fossa subescapular) para a fixação muscular. Na face lateral a espinha da escápula se divide em duas fossas, a supraespinal que é a menor, e a infraespinal que é a maior. No centro da espinha possui uma área rugosa denominada túber da espinha. A espinha termina com uma saliência bem definida, o acrômio, encontrada na extremidade distal da espinha. O tubérculo supraglenoidal situa-se cranialmente à cavidade glenóide e medialmente a ele o processo coracóide. A cavidade glenoidal é rasa e se encontra na extremidade distal para articular-se com a cabeça do úmero. A incisura glenoidal pode ser visualizada na borda da cavidade glenóide. O colo da escápula encontra-se dorsalmente à cavidade glenoidal. (Anexo 1)

Equinos: é o único que não apresenta acrômio na parte ventral da espinha. A fossa supraespinhosa estende-se até a parte ventral.

Bovinos: Não apresenta processo coracóide, e sua fossa supraespinhosa está voltada mais cranialmente.

Suínos: Não apresenta acrômio. A espinha é triangular e apresenta sua tuberosidade bastante desenvolvida e inclinando-se caudalmente.

Caninos: O acrômio apresenta larga área distal, denominada processo hemato. A espinha da escápula divide-se em duas fossas semi-idênticas.

Felinos: Apresenta processo hamato, que possue uma projeção dorsal, denominada Processo Supra-Hamato.

ÚMERO

O úmero é um osso longo e representa o braço. O úmero tem uma função fundamental no movimento do membro torácico. Em sua extremidade proximal apresenta uma saliência arredondada denominada cabeça do úmero, que se articula com a cavidade glenóide. Lateralmente encontra-se o tubérculo maior e medialmente o tubérculo menor. Entre eles encontra-se o sulco intertubercular onde passa o tendão do músculo bíceps. Ventralmente se localiza o colo do úmero. Na borda lateral do úmero e ventralmente ao tubérculo maior se encontra a tuberosidade deltoidea, onde se insere o tendão do músculo deltoide. Na borda medial se encontra a tuberosidade redonda maior. No corpo do úmero, lateralmente, se encontra o sulco do músculo braquial. Na extremidade distal deste osso possuem os côndilos medial e lateral. Na borda lateral e medial destes côndilos se encontram os epicôndilos que se prestam para a inserção de tendões dos músculos flexores e extensores. Na face caudal se encontra a fossa do olecrano e na face cranial a fossa radial. (Anexo 2)

Equinos: Entre o tubérculo maior e o tubérculo menos apresenta um tubérculo denominado tubérculo intermédio. O tubérculo maior é menos desenvolvido e a tuberosidade deltoidea é mais desenvolvida.

Bovinos: O tubérculo maior é mais desenvolvido e a tuberosidade deltoidea é mais desenvolvida.

Suínos: A tuberosidade deltoidea é pouco desenvolvida.

Caninos: Só tem um tubérculo maior (proximal/caudal) e possui um grande forame em sua parte distal, o forame supratroclear.

Felinos: Apresenta Forame Supracondilar na epífise distal do úmero.

RÁDIO E ULNA

O rádio se situa cranialmente e a ulna caudolateralmente. Na extremidade proximal do rádio encontramos a cabeça, que apresenta uma superfície articular para os côndilos do úmero. Estes ossos representam o antebraço. Entre estas superfícies articulares está a fóvea da cabeça do rádio, uma pequena área rugosa onde está presente uma bolsa sinovial. No sentido craniomedial e logo abaixo da cabeça se encontra uma área rugosa (tuberosidade do rádio) que serve de inserção para o tendão do músculo bíceps. Na extremidade distal se encontra a tróclea do rádio que se articula com os ossos do carpo. Caudalmente encontramos à tróclea e logo acima da mesma encontramos a crista transversa.

A ulna é um osso longo e apresenta o olecrano, o corpo e na extremidade distal o processo estiloide. Entre ela e o rádio encontramos o espaço interósseo proximal. No olecrano a saliência rugosa é denominada de tuberosidade do olecrano. Cranialmente destaca-se o processo ancôneo e os processos estilóides medial e lateral, que se articulam com o rádio. São muito semelhantes em todas as espécies. (Anexo 3)

Equinos: A ulna estende-se até a porção central do rádio e apresenta espaço interósseo proximalmente.

Bovinos: A ulna estende-se até a parte distal do rádio e apresenta dois espaços interósseos.

Suínos: A ulna estende-se até a parte distal do rádio e apresenta um pequeno espaço interósseo.

Caninos: A ulna começa lateralmente e termina medialmente, o rádio e a ulna parecem formar um “x” e apresenta espaço interósseo em toda sua extensão.

OSSOS DO CARPO

Nos mamíferos domésticos, os ossos carpais são dispostos em duas fileiras, proximal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com