TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado em Unidade Básica de Saúde

Por:   •  4/12/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.284 Palavras (6 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 6

GRAU

Curso: Técnico em enfermagem

Estágio supervisionado em Unidade Básica de Saúde

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

ANDREA GALENO DO NASCIMENTO

MANAUS- AM

Novembro de 2023

ANDREA GALENO DO NASCIMENTO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

[pic 1]

MANAUS-AM

Novembro de 2023

2 INTRODUÇÃO

No período do estágio na UBS Almir Pedrosa, ficamos sobre a responsabilidade do preceptora Meirisangela. Portanto, no decorrer deste relatório será abordado as seguintes áreas: Imunização, as Consultas de Pré natal, Visitas domiciliares, Programa de Tuberculose, Crescimento e desenvolvimento, Saúde da Mulher, Triagem, Programa Estratégia Saúde da Família, Farmácia, triagem de teste rápido observando cada detalhe dos programas disponibilizados na estratégia. Enriquecendo assim, nossos conhecimentos e experiências adquiridas no decorrer do estágio.

3 DESENVOLVIMENTO

A  UBS ALMIR PEDREIRA, situada à RUA 09 DE MAIO - CEP: 69073130 - CRESPO. Telefone, (92) 3237-6270, é estabelecida em horários fixos no dia da semana, das 7h a 17h. Segundo o ministério da saúde uma UBS para entrar em funcionamento deve estar de acordo com as normas sanitárias e de infraestrutura definidas pelo Departamento de Atenção Básica/SAS/MS, devendo possuir: consultórios médicos, consultórios de enfermagem, consultório odontológico; salas de acolhimento, sala de imunização, sala de coleta de material biológico, administração e gerência, além de áreas de recepção, arquivos, dispensação e armazenagem de medicamentos (BRASIL, 2007). A enfermeira atende as famílias cadastradas, realizando consulta de enfermagem, e conforme os programas, solicita exames, faz prescrição de medicamentos que estão de acordo com o programa e encaminhar usuários a outros serviços.

3.1 RECEPÇÃO

 É onde o usuário é recepcionado, aguardando sua vez para atendimento e logo após encaminhado para triagem. Geralmente as consultas são agendadas em dias anteriores pela tarde a partir das 13:00hs, ao chegar no dia da consulta agendada dos pacientes que serão atendidos seus prontuários estarão devidamente separados e organizados, para encaminhar para a triagem e em seguida para as consultas.

 3.2 TRIAGEM

 Ao passar pela recepção, o paciente é direcionado para a triagem, onde é feito a verificação da Pressão Arterial, sinais vitais e medidas antropométricas, sendo os mesmo pacientes que já estão com suas consultas agendadas para cada equipe, se houver uma demanda maior pode ser feita a ficha extra de acordo com a disponibilidade dos profissionais, caso contrário, o paciente é orientado a procurar serviços de urgência e emergência dependendo do seu estado de saúde.

3.3 CONSULTAS

 Os prontuários são entregues para o profissional solicitado ao atendimento, foi feito o atendimento junto a enfermeira Meirisangela uma vez que éramos orientados pela mesma. Nas consultas de entrada no pré natal era um pouco mais demorada, pelo motivo de todas as orientações dadas para as futuras mães. Havia um pouco de restrição em nossos atendimentos, até mesmo pela nossa insegurança pedíamos sempre a ajuda da enfermeira para nos auxiliar, a mesma sempre muito bem disposta com todos os seus ricos conhecimentos.

3.4 SAÚDE DA MULHER  

As mulheres são a maioria da população brasileira (50,77%) e as principais usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). Frequentam os serviços de saúde para o seu próprio atendimento mas, sobretudo, acompanhando crianças, vizinhos amigos. São também cuidadoras, não só das crianças ou outros membros da família, mas também de pessoas da vizinhança e da comunidade (MS, 2004).

3.5 CONSULTA PRÉ NATAL

Tivemos a oportunidade de passar por algumas consultas de alguns programas como: o pré-natal onde éramos orientados pela enfermeira realizando a anamnese, fazíamos a evolução da sua consulta, o exame físico; a primeira consulta do pré natal sempre era iniciada e finalizada pela enfermagem, quando as puérperas saiam de alta eram orientadas pela enfermagem quanto ao Planejamento Familiar, era feito o agendamento da consulta para o ginecologista, o mesmo orientava o melhor método contraceptivo. A o retornar do ginecologista a mesma era inserida no Programa de Planejamento Familiar, encaminhando seu cadastro para a Secretaria de Saúde do município, para assim solicitar o medicamento.

3.6 SALA DE IMUNIZAÇÃO

A imunização funciona dentro dos parâmetros de adequação, havendo imunização todos os dias da semana, sendo que, a BCG é agendada nos dias de quarta-feira conforme a demanda; febre amarela e administrada nas segunda -feiras. A unidade tem todas as vacinas, sempre é realizado o pedido antes mesmo de terminar na unidade, para que assim não falte. No período do estágio tivemos a oportunidade de observar o funcionamento das imunizações, pois a procura é muito grande na unidade.

 3.7 CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO

Outro é o programa saúde da criança na, unidade funciona nos dias de segunda-feira, onde as crianças (de 0 a 5 anos) são atendidas no primeiro mês pelo profissional de enfermagem, isso ocorre quando as mães saem de alta do pré-natal, e no mês seguinte são atendidas pelo profissional médico, até atingir o décimo segundo mês de vida, após isso serão consultados de três em três meses, e de um modo geral é feita todas as perguntas e orientações como se a criança chorou ao nascer, tipo de parto, esquema vacinal, aleitamento exclusivo testes do pezinho (teste feito na própria unidade), olhinho, orelhinha(se não realizado, e feito encaminhamento, tanto para o olhinho quanto para orelhinha).queixas e exame físico. Sendo assim feito o planejamento familiar no momento da alta do pré-natal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (104 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com