TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução Do Exercício Do Enfermeiro

Ensaios: Evolução Do Exercício Do Enfermeiro. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 3

Evolução do Exercício Profissional do Enfermeiro

A Enfermagem é uma profissão sem dúvidas essencial para a sociedade , pois é responsável pelo cuidar da sociedade. Mas nem sempre foi assim.

A Enfermagem só passou a ser um exercício profissional reconhecido no início do século XX. Porém alguns historiadores defendem seu surgimento antes disto, pois há casos registrados na Inglaterra que comprovam que antes do século XX já havia cuidadores de enfermos, mas estes eram marginalizados e não eram reconhecidos pela sociedade.

Para se fundar como profissão, houveram diversas conferências e encontros nacionais e internacionais que faziam o intercâmbio entre enfermeiros e feministas da época ,porém a grande virada da enfermagem profissional ocorreu por correntes políticas,mais do que pelos movimentos de grupos como a Cruz Vermelha.

A primeira Guerra Mundial trouxe a aproximação das enfermeiras da Europa e dos EUA em torno das demandas pela elevação de postos na hierarquia militar. Organizações não governamentais como a Organização Mundial da Saúde ( OMS ) tinha por critério promover a enfermagem profissional na África e na Ásia. Não enfrentavam somente obstáculos culturais e organizacionais, mas enfrentavam interesses de expansão. No fim de 1960 já se firmava uma estruturada expansão da ‘’indústria da saúde’’ .

A partir da década de 70 surge a necessidade crescente na enfermagem de organizar os atendimentos , sistematizando todo o processo de atendimento para assim poder adquirir maior controle, eficiência e organização através deste processo. Ainda pode-se também através deste processo ,garantir a autonomia profissional através das ações da enfermagem.

Desde que o processo de sistematização foi criado , ocorre uma tentativa para que este alcance as demais áreas da enfermagem , não limitando-se apenas ao atendimento.

Há ainda um outro processo que se faz cada vez mais presente na enfermagem desde que esta foi reconhecida profissionalmente : o avanço tecnológico e científico. Estes se desenvolvem cada vez mais e nos ajuda a evoluir em nossa sociedade, e na área da saúde se faz presente de forma considerável , contribuindo para a evolução e agilidade no atendimento e em certas vezes até mesmo a cura.

Como consequência da presença da tecnologia na sociedade, há uma grande cobrança para com a competência dos profissionais, que precisam se atualizar e profissionalizar cada vez mais de acordo com o tempo ,para que possa ser capaz de atuar na área de forma segura em relação aos pacientes e em qualquer área que venha atuar. Estes fatos exigem além de um preparo profissional, também um preparo psicológico para o Enfermeiro.

Com tudo , percebe-se que as conquistas na evolução da história da enfermagem e do enfermeiro são de grande importância, presentes até o dia de hoje. Desde a conquista do reconhecimento profissional ocorreram alterações e adições as competências de tais profissionais. O resultado é uma enfermagem que teoricamente garante o direito de autonomia do Enfermeiro ,que por sua vez conta com uma sistematização importante para o exercício do seu trabalho, bem como ajuda de aparatos tecnológicos para auxiliar no exercícios de algumas funções e no processo de cuidar. Ainda que tudo isso exija mais preparo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com