TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisioterapia Em Dermato Funcional

Artigo: Fisioterapia Em Dermato Funcional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  6.414 Palavras (26 Páginas)  •  817 Visualizações

Página 1 de 26

Massagem Clássica

A massagem clássica é uma massagem terapêutica que pode ser definida como uso de diversas técnicas manuais, seu objetivo é promover o alivio do stress ocasionando relaxamento, mobilizar estruturas variadas, aliviar a dor, diminuir o edema, prevenir deformidades e promover a independência funcional em um individuam que possua uma determinada patologia.

Para esse tipo de massagem são necessárias algumas condições básicas como, por exemplo: Apresentação do fisioterapeuta; Mãos; Local; Lubrificantes; Duração e frequência; Tratamento: global ou especifico.Para o profissional que irá fazer à massagem a postura correta pode trazer alguns benefícios tais como: A direção, a pressão e o ritmo das manobras de massagem são facilmente controlados. Toda técnica é executada com muito pouco consumo de energia.

A tensão mecânica sobre o corpo do próprio terapeuta é evitada.As mãos ficam relaxadas, aplicando pouca ou nenhuma pressão.A mesma causar aefeitos fisiológicos como: Relaxamento muscular local e geral; Alívio da dor; Aumento da circulação sanguínea e linfática; Aumento da perspiração; Aumento da nutrição tecidual; Aumento da secreção sebácea; Remoção de produtos catabólicos; Aumento da maleabilidade e extensibilidade tecidual; Aumento da mobilidade articular; Aumento da maleabilidade e extensibilidade tecidual; Aumento da mobilidade articular; Deslocamento, direcionamento e remoção de secreções pulmonares; Estimulo de funções vísceras; Estimulo de funções anatômicas; Auxílio na penetração de fármacos. Já no sistema circulatório os efeitos fisiológicos podem ser: A massagem pode aumentar transitoriamente o fluxo sanguíneo nos vasos; Aumento da temperatura.

Sobre o sistema neuromuscular pode causar: Aumenta a eliminação de substâncias residuais do metabolismo; Melhoram a nutrição das miofibrilas; Aumento da excitabilidade e contratilidade, no sistema nervoso central podem causar vários efeitos como sedação ou estimulação e por ultimo nas vísceras com massagens abdominais podem ocasionar aumento do peristaltismo e assim intensificar o esvaziamento do intestino.

Os movimentos básicos da massagem clássica são:

• Deslizamento (Effleurage)

• Amassamento;

• Fricção;

• Vibração;

• Percussão.

• Rolamento

Deslizamento Superficial

São basicamente movimentos deslizantes em grandes superfícies, leves, suaves e rítmicas. A pressão deve ser quase imperceptível e uniforme. O deslizamento superficial tem como função de aumentar o limiar da sensibilidade, tornando mais agradável as manobras subsequenciais. A mão do fisioterapeuta deve estar toda em contato com o paciente, sendo movimentos sem um sentido e direção.

Deslizamento Profundo

São movimentos exercidos com pressão suficiente para causas efeitos mecânicos e reflexos. A pressão não deve ser excessiva para não criar um mecanismo reflexo de defesa. É indispensável que o grupo muscular a ser submetido ao deslizamento profundo esteja relaxado e que seja observado o sentido da drenagem venosa e linfática. As manobras devem ser em ritmo lento, com a pressão de moderada a forte.

Amassamento

É a mobilização do tecido muscular, o músculo sofre compressão alternada no sentido da disposição de suas fibras. A pressão exercida é intermitente, deve-se evitar o pinçamento da pele e dos tecidos superficiais. Ajudando na melhora das condições circulatórias da musculatura, liberando as aderências, eliminando os resíduos metabólicos e aumentando a sua nutrição.

Fricção

São movimentos circulares ou transversais, com ritmo e velocidade uniformes e pressão suficiente para mobilizar o tecido superficial em relação ao profundo. O principal objetivo é a liberação de aderências.

Vibração

É um impulso transmitido à área a ser tratada, essa técnica é de difícil execução devido à dificuldade em se manter os tecidos a uma frequência constante de vibração. Dentre os seus efeitos está à diminuição da hiperexcitação dos nervos.

Percussão

Essa é a técnica de massagem na qual os tecidos são submetidos a golpes manuais com certa frequência, utiliza-se a borda ulnar, a mão espalmada ou fechada. Auxilia na drenagem postural por liberação das secreções (tapotagem) e, em menor grau, aumentando a circulação capilar superficial.

Indicação:

• Edemas e hematomas;

• Cicatrizes aderentes;

• Tensão muscular;

• Dor;

• Diminuição da amplitude de movimento;

• Aumento do peristaltismo intestinal;

• Auxiliar no retorno venoso.

Contra-indicações:

• Tumores benignos ou malignos

• Distúrbios circulatórios (flebite, tromboflebite, etc..)

• Doenças da pele (eczema, acne, furúnculos, etc)

• Gravidez: Para massagens abdominais mais profundas

• Processos infecciosos;

Massagem do Tecido Conjuntivo

A técnica da massagem conjuntiva só é eficaz segundo sua forma de ação, se o terapeuta tiver conhecimento e habilidade. Seus defensores afirmam que o sistema autônomo é afetado por essa massagem, que por sua vez corrige os desequilíbrios nas funções vegetativas do corpo.

Um conceito fundamental da massagem do tecido conjuntivo ( MTC) é que uma doença visceral pode causar alterações na pele, em zona bem definidas da pele em uma ( Zona de Head), sendo que a manipulação dos tecidos conjuntivos da pele em uma zona bem definida pode gerar efeitos em outras estruturas que são derivadas do mesmo segmento mesodérmico.

O tratamento do tecido conjuntivo em uma zona bem definida pode gerar efeitos em outras estruturas que são derivadas do mesmo segmento vertebral. A massagem de tecido conjuntivo é um método que se caracteriza pela realização de movimentos manuais do fisioterapeuta, também chamados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.9 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com