TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dermato Funcional

Pesquisas Acadêmicas: Dermato Funcional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  1.184 Palavras (5 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 5

Avaliação facial

A avaliação facial começa pelo fototipo de pele. O fototipo é a qualidade da resposta de um sujeito à ação dos raios solares. Existem 6 fototipos determinados de acordo com o complexo, cor de cabelo, presença ou não sardas, a tendência de um indivíduo para sofrer queimaduras solares ou pelo contrario, a capacidade de um indivíduo para desenvolver um bronzeado.

Fototipo I: Pele tipo leite (cabelo ruivo), queima sempre, nunca bronzea, muitas sardas.

Fototipo II: pele clara, queima sempre, ganha algum bronzeado por vezes, bastantes sardas.

Fototipo III: pele clara a morena, por vezes queima, bronzea sempre (bronzeado médio), poucas sardas.

Fototipo IV: pele morena, nunca queima, bronzea sempre (bronzeado escuro), sem sardas.

Fototipo V: Pele escura, bronzea sempre (bronzeado muito escuro), sem sardas.

Fototipo VI: Pele negra, nunca queima, sem sardas.

A maior parte dos especialistas distinguem 5 tipos de pele: A pele normal, a pele oleosa, a pele mista, a pele sensível e a pele seca. Cada tipo de pele tem as suas características particulares que requerem cuidados diferentes.

Pele Normal: A pele normal tem uma textura fina e uma superfície suave, macia e é bem flexível. De todos os tipos de pele este é sem dúvida o mais equilibrado e o que menos problemas e imperfeições como espinhas e manchas desenvolve. Não é nem demasiado seca nem demasiado gordurosa. Os poros são bem pequenos e mal se notam. Este é um tipo de pele vibrante que reflete saúde.

Pele Oleosa: Este é um tipo de pele que (como o seu nome sugere) produz uma maior quantidade de óleo, isto é, as glândulas sebáceas devido a vários fatores (principalmente o fator genético) têm maior actividade do que nas pessoas com pele seca, normal ou mista, o que leva a uma maior quantidade de secreção de sebo.

A pele oleosa apresenta poros dilatados, bem maiores do que os outros tipos de pele e também mais escuros, devido ao excesso de sebo que produzem e ao lixo que se vai acumulando, o que se revela num dos maiores problemas deste tipo de pele. É um tipo de pele marcado pelo aspecto gorduroso e brilhante que se vê em muitas pessoas. Tem também maior tendência para o desenvolvimento de espinhas.

Pele Seca: De todos os tipos de pele, a pele seca será o que requer mais cuidados, devido á sua tendência para envelhecer mais rapidamente e desenvolver problemas mais sérios. É um tipo de pele com maior tendência para descamar, ter menos elasticidade bem como desenvolver rugas e linhas de expressão do que os outros tipos de pele.

Pele Mista: Este é provavelmente um dos tipos de pele mais comuns e, como o próprio nome sugere, é uma combinação de pele seca com pele oleosa. Algumas regiões são oleosas (principalmente na zona T – queixo, nariz e testa) onde os poros são naturalmente mais dilatados e também outras áreas em que esta pode ser normal ou seca (área em redor dos olhos, boca e bochechas). Se você sente a sua pele esquisita como se estivesse a ser esticada em algumas áreas e com excesso de óleo noutras, então você provavelmente tem pele mista.

Pele Sensível: A pele sensível é um dos tipos de pele mais frágeis e se torna irritada e inflamada muito facilmente. É normal haver zonas que desenvolvam vermelhidão, coceira, manchas, ardor e uma maior tendência para descamar. Apresenta uma textura fina, delicada e bastante sensível ao uso de cosméticos bem como às alterações do clima. A pele sensível é talvez um dos tipos de pele mais problemáticos e como tal exige cuidados especiais.

Outros dados que entram na avaliação facial são coloração, hidratação, sinais, sensibilidade, temperatura,

Existe algumas doenças comuns na face como os comedões abertos e fechados, acne.

Acne

A acne é uma das mais frequentes doenças da pele. É uma enfermidade de longa duração, que afeta grande parte dos adolescentes e adultos jovens, nos quais as lesões podem provocar bastante incômodo.

Nem todo quadro de acne é igual. Simplificadamente, podemos dividir a acne em inflamatória (com cravos e espinhas) e não-inflamatória ou comedoniana (somente cravos, também chamados de comedões). Essa divisão é importante porque cada tipo é tratado de forma diferente, sendo o tratamento da acne não-inflamatória mais simples.

Comedões abertos ou cravos pretos

Os cravos pretos, também chamados de comedões abertos, aparecem nos folículos pilosos que possuem uma abertura mais larga que o normal devido a estarem obstruídos e dilatados por tampões formados por sebo e células que se desprendem da pele. Devido a uma reação química de oxidação provocada pelo contato com o ar, estes tampões ganham colaração enegrecida, dando a cor característica dos cravos pretos. Além disso, o conteúdo se resseca e endurece.

Comedões fechados ou cravos brancos

Os cravos brancos, também chamados de comedões fechados, ocorrem em folículos pilosos que contém o mesmo tipo de material que os abertos mas possuem uma abertura microscópica para a superfície

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com