TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento de Fisioterapia Dermato-Funcional

Tese: Desenvolvimento de Fisioterapia Dermato-Funcional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  Tese  •  2.612 Palavras (11 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 11

CONCEITO E DEFINIÇÃO

O desenvolvimento da Fisioterapia Dermato- Funcional veio ao encontro de um novo conceito tendo como especialidade a Estética, o objetivo era tratar distúrbios e alterações da pele, nesse período muitas mulheres começaram procurar o tratamento estético, pois se deparavam a sua imagem corporal e não satisfeitas buscavam o tratamento como uma forma de eliminar gorduras que resistiam a dietas, ginásticas entre outros, assim também passaram a se preocupar com distúrbios éticos associados às patologias circulatórias que se define nas categorias citada abaixo:

A fisioterapia Dermato Funcional é dividida em duas categorias a 1° Categoria: Estética que é responsável pelo envelhecimento cutâneo (rugas, manchas, flacidez, acnes, celulite, gordura localizada entre outras), 2° Categoria: é responsável por (Ulceras, cicatrizes, feridas, queimaduras...)

De acordo com Sgreccia (1996), a partir do surgimento do conceito de saúde como completo bem estar físico psíquico e social concluímos que a saúde estética se não tratada, pode causar grande ameaça a integridade emocional do individuo, pois o bem estar é uma palavra que possui um grande leque de informações e o dermato funcional apenas está dentro desse processo com intuito de proporcionar boa aparência e saúde.

Existem alguns tratamentos que define o Dermato- Funcional:

Massagens Modeladoras: Tratamentos de celulite, onde promove a melhora da circulação local diminuindo a dor.

Limpeza de Pele: Tratamento de impurezas, trazendo também o beneficio do rejuvenescimento controlando oleosidades e manchas...

MERCADO DE TRABALHO:

O mercado de trabalho resumimos por força de trabalho com os que procuram se interagir no mundo de oportunidades em determinadas áreas.

A fisioterapia Dermato- Funcional é uma área onde a busca é voltada a parte estética reparadora, o mercado de trabalho dessa área é amplo com retorno financeiro garantido, pois hoje não temos somente tratamentos que cuidam da estética visual, mas também temos uma responsabilidade de tratar doenças de pele como câncer de pele uma das patologias que vem sem abrangendo cada dia que passa, o que nos faz entender que essa garantia realmente existe não só financeira mas também ocupacional.

Hoje temos o Brasil como um dos maiores mercado de consumo de beleza estética, onde existe uma grande necessidade de profissionais qualificados com competências e habilidades para exercer sua função com zelo e decoro.

Os profissionais que são qualificados tem um espaço dentro do mercado de trabalho nos seguintes espaços: Ambulatório, Hospitais, Clinica e Domicílios.

Quando é iniciado uma nova área de trabalho sempre escutamos falar sobre a especialidade que proporciona um retorno reconhecido, no dermato não é diferente, especificamos no tópico conceito e definições que o mercado de trabalho dessa área o publico alvo a grande parte na época era as mulheres pois passou a existir soluções para aparência física o que todas elas mas procuravam, passou a existir também tratamentos corporais que foi considerado um dos mais procurados, dessa forma a área dermato foi crescendo e se aprimorando em trazer bons resultados voltados a estética.

PATOLOGIAS:

A palavra patologia significa: O estudo de processos das doenças.

Essa especialidade da fisioterapia Dermato Funcional tem como objetivo curar e tratar de patologias que é uma manifestação de desordem nos tecidos do organismo. As patologias que a Dermato Funcional abrange são:

• Flacidez facial ou corporal;

• Manchas;

• Envelhecimento Facial;

• Cicatriz (melhora do aspecto da cicatriz ou aceleração da cicatrização);

• Pré e pós-cirurgia plástica

• Edemas;

• Fibroesclerótica (Celulite);

• Estrias;

• Lipodistrofia (Gordura Localizada);

• Queimaduras;

• Oleosidade

• Acne, comedões (cravos);

• Rosácea.

Para o tratamento dessas patologias os fisioterapeutas utilizam desde técnicas manuais até recursos de aparelhos tecnológicos como, por exemplo, o ultrassom. Essas tecnologias permitem uma melhora grande e rápida da estética.

Vejamos agora os exemplos dessas patologias citadas:

Estrias:

As estrias são cicatrizes atróficas formadas após a destruição de fibras elásticas e colágenas da pele. Acontece geralmente quando há aumento do volume corpóreo, por exemplo, gravidez, aumento de peso, uso de anabolizantes; ou por fatores hormonais como o uso de estrógeno e hormônios adrenocorticais, o fator genético também tem grande importância.

Formam-se, então, as linhas atróficas na pele por causa da diminuição da espessura da derme e epiderme. Essas linhas quando são recentes são de cor rósea ou púrpura; as antigas ficam esbranquiçadas.

Como se Manifesta:

Em mulheres é mais comum encontrar estrias nos flancos, coxas, glúteos, abdômen e nos seios. Acontece muito quando a mulher entra na puberdade, cresce muito rápido, ou ganha peso em um curto espaço de tempo. Na fase adulta, durante a gravidez podem aparecer estrias no abdômen e nos seios. Outra causa comum, hoje, é o aparecimento após a colocação de próteses de silicone, por causa da distensão dos tecidos de forma abrupta.

Já em homens é mais comum nos ombros, braços e costas. Os que se submetem a musculação excessiva ou abusam de anabolizantes são os mais propensos. Em homens o ganho de peso e o crescimento abrupto também são causas de estrias.

As estrias róseas ou arroxeadas são recentes, podem apresentar discreta coceira e são acompanhadas por um processo inflamatório local; já as brancas como são mais antigas, já ocorreu uma atrofia mais intensa das fibras colágenas e elásticas, e não há inflamação envolvida. Em pessoas de pele morena ou negra as estrias podem aparecer com uma coloração mais escura do que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com