TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Fisioterapia Dermato Funcional?

Exames: O Que é Fisioterapia Dermato Funcional?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 3

A FISIOTERAPIA DERMATO FUNCIONAL é uma especialidade da fisioterapia que estuda as modalidades terapêuticas nas disfunções estéticas e de caráter reabilitacional.

Aborda as condições dermatológicas inteiradas com a qualidade funcional do indivíduo e esta relacionado à função dos tecidos com a sua melhor funcionalidade proporcionando uma individualidade psicossocial na qual seu objeto de estudos é o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidade.

Tem como fundamento conceitos científicos sólidos. Muito tem contribuído tanto no pré quanto no pós – operatório, prevenindo e/ou tratando as respostas advindas das intervenções cirúrgicas. Tal cuidado possibilita a diminuição da ansiedade pós – operatória, quer nas suas alterações patológicas, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas. Seu objetivo é o de preservar, manter, desenvolver ou restaurar a integridade de um órgão, sistema ou função.

Para que serve?

O objetivo da técnica é agregar bem-estar físico e estético, com tratamentos feitos por profissionais gabaritados e especializados e, o principal, com base científica. Além de ser útil na reabilitação de gestantes e pacientes em fase pós-operatória, a fisioterapia dermato-funcional pode trazer benefícios estéticos para mulheres no geral, combinando drenagem linfática e outros métodos.

Segundo a profissional Ludmila Guaratini, que trabalha na Vita, associação especializada em saúde, esse serviço “é bem mais aprofundado, que os oferecidos por aí”. “Existe um cuidado enorme com o paciente. Ele tem de responder a diversas questões sobre hábitos alimentares, vícios. Tudo para que o resultado seja satisfatório”, concluiu.

De acordo com Ludmila, esse tipo de fisioterapia existe há 15 anos e tem conquistado cada vez mais mulheres: “A preocupação com a estética vem crescendo a cada ano. Todos querem se livrar de manchas, estrias e gordura localizada. Porém, um fato importante: não existe método milagroso. Esses procedimentos devem ser agregados com uma boa alimentação e exercícios”.

Fonte - MBPress

Onde atua?

Os tratamentos fisioterapêuticos da Dermato-Funcional englobam os tratamentos estéticos faciais e corporais como:

- Limpeza de pele que tem como objetivo limpar à pele profundamente, deixando-a livre de impurezas como comedões e acnes (cravos e espinhas). Também atua controlando o excesso de oleosidade e oxidação da pele, tornando-a mais lisa e clara.

- Hidratação e nutrição facial e corporal, que na pele oleosa, é possível controlar a oleosidade, e já na pele seca, é realizada uma hidratação profunda com muita umectação e estimulação.

- O Lifting Facial que é um tratamento usado na prevenção de sinais de expressão, cujo objetivo é estimular o tecido tissular e musculatura, nutrindo e enrijecendo, é mais indicado para peles maduras e flácidas.

- A Massagem é uma técnica terapêutica manual que tem várias finalidades, dependendo de como pode ser usada e para qual objetivo, em geral serve para ativar a circulação, promover relaxamento muscular aliviando as dores e os desconfortos físicos e proporcionando mais saúde e bem estar às pessoas.

Na fisioterapia Dermato-Funcional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com