TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Florence Nightingale

Artigos Científicos: Florence Nightingale. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  1.144 Visualizações

Página 1 de 2

Florence Nightingale

Florence nasceu em 12 de maio de 1820, em Florença na Itália.

Uma mulher determinada, perseverante, instruída, o que lhe proporcionou sucesso nos objetivos que buscava. Florence tinha a consciência que poderia fazer mais, além de freqüentar as festas e as rodas sociais. Sempre que preciso ajudava as pessoas mais humildes que faziam parte do seu convívio.

Para seguir sua vocação teve que ultrapassar várias barreiras principalmente a do preconceito. Sua família aos poucos a apoiou e incentivou. Porém abdicou de muitas coisas, como constituir uma família com seu grande amor, viver no luxo.

Todo profissional deve primeiramente se profissionalizar para depois exercer a atividade desejada, com Florence não foi diferente. Depois de se capacitar, dentro das possibilidades da época, e ir atrás de sua vocação ela é nomeada superintendente de um hospital de caridade. Lá tentou por em prática algumas de suas idéias. Ela acreditava que poderia melhorar a atenção em saúde com leitos mais confortáveis, sinetas para que os pacientes pudessem chamar caso necessitassem, entrega de alimentos, água encanada, higiene e limpeza. Nos dias atuais vemos que todas estas ações são primordiais para uma boa assistência na saúde.

Ela era rígida com as enfermeiras, porém seu único interesse era o bem estar dos pacientes e que a enfermagem fosse vista com outros olhos.

Em 1854 com a guerra da Criméia ela percebe sua verdadeira missão. Reúne 40 mulheres algumas enfermeiras outras não, mas todas com intuito de ajudar ao próximo. E mesmo com tantos desafios enfrentados na ida, na chegada e no dia a dia vivido ela e suas ajudantes levam mudanças significativas aos enfermos da guerra.

Higienização do ambiente, tratamento dos enfermos, e uma importante descoberta, um esgoto que corria no embaixo do hospital, o que causava e/ou piorava o aumento das infecções. Aos poucos e com os recursos existentes ela conseguiu dar aos pacientes um atendimento humanizado. Ela adoeceu durante a guerra mais se recuperou. Vindo a faleceu em 13 de agosto de 1910 aos 90 anos.

O símbolo da enfermagem é uma homenagem a Florence. Á noite ela percorria as enfermarias com uma lamparina nas mãos atendendo aos doentes. Florence Nightingale dedicou-se a enfermagem com amor e nos deixou uma herança rica em aprendizados e humanização e o mais importante os parâmetros da enfermagem moderna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com