TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de Redes de Computadores

Por:   •  18/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 3

Relação de exercícios divididos por temas para serem respondidos como complemento ao conteúdo ministrado. Se repassado via correio eletrônico para o professor. Introdução as Redes.

1) Descreva dois cenários reais em corporações, bem como no dia a dia das pessoas que exemplifiquem o uso de equipamentos e serviços interligados por redes de comunicação. Descreva o funcionamento e ilustre o uso prático.

1º Cenário: Super Mercado

Nesse cenário temos a seguinte ilustração: Em um supermercado existe um aparelho que verifica o código de barras no corredor de produtos, o cliente não sabendo o valor do tal produto, encosta o código de barras no lugar adequado que confere com a informação do produto em um banco de dados e de forma instantânea mostra seu valor no aparelho. Também o cliente ao chegar ao caixa de pagamento passa seu produto, a atendente também usa um aparelho de identificação de código de barras, que realiza o mesmo processo informado anteriormente com a diferença que dessa vez é impresso uma nota com informações do produto, tais como quantidade e valor.

2º Cenário: Uma cosa com uma impressora WIFI

Nesse cenário temos a seguinte ilustração: Precisamos imprimir um boleto que recebemos por e-mail, basta ter a aplicação da respectiva impressora instalado no celular e imprimir diretamente do mesmo.

2) Apresente sua opinião em relação a sociedade digital e o impacto social devido a realidade atual de infraestruturas de comunicação interligando todo o mundo.

A sociedade hoje em dia vive a era digital e esse cenário provocou uma mudança evidente. O uso da rede incorporada junto a pessoas tornou-se indispensável, com a possibilidade de acesso a informações em tempo real, podendo trocar dados instantaneamente, agilizando e facilitando os serviços. A internet facilitou a vida no geral, tornando um espaço para comunicação, de liberdade de expressão, onde também pode ter diversão e lazer.

3) Qual definição você acha a mais correta para Redes de Computadores ? Descreva a sua definição e justifique.

Um conjunto de dois ou mais dispositivos que compartilham recursos entre si através de uma conexão. Não necessariamente entre computadores como de fato nos vem à mente ao ouvir “redes de computadores”, qualquer dispositivo que envia e recebe dados pode formar uma rede.

4) Explique os tipos de redes de computadores, juntamente com uma característica e um exemplo de uso de cada um.

PAN (Personal Area Networks) - Rede de área pessoal Para interligar dispositivos em uma distância limitada, bluetooth e conexão usb são alguns exemplos.

LAN (Local Area Networks) - Redes Locais, interliga computadores dentro de um mesmo local, uma pequena empresa por exemplo. Sendo possível a troca de informações e recursos entre os dispositivos que estejam dentro desse espaço físico. Altas taxas de transmissão é uma das suas característica.

MAN (Metropolitan Area Network) - Rede Metropolitana interliga computadores em uma área com proporções maiores, uma empresa possui dois escritórios em uma mesma cidade e deseja que os computadores permaneçam interligados, para isso usa rede MAN que conecta diversas Redes Locais dentro de algumas dezenas de quilômetros. Suas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com