TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema urinário, bexiga, ureter

Por:   •  12/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  929 Palavras (4 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 4

REVISÃO ANATÔMICA DO TRATO URINÁRIO MASCULINO E FEMININO

O sistema urinário é constituído pelos órgãos uropoéticos, ou seja, eles são incumbidos de elaborar a urina e armazená-la temporariamente até a oportunidade de ser eliminada para o exterior.

Este aparelho pode ser dividido em:

  • Órgãos secretores: que produzem a urina;
  • Órgãos excretores: que são encarregados de processar a drenagem da urina para fora do corpo. 

RIM

O rim é o principal órgão que compõe o sistema excreto, eles são responsáveis por filtrar dejetos presentes no sangue e excretá-los juntamente com água. Nos humanos, os rins ficam localizados na região posterior do abdômen, atrás do peritônio, sendo, por isso, chamados de órgãos retroperitoniais.

Há um rim em cada lado da coluna, sendo que o direito está localizado logo abaixo do fígado e o esquerdo abaixo do baço. Acima de cada um encontra-se a glândula supra-renal. Nos humanos adultos, este órgão mede entre 11 a 13 cm de comprimento, com 5 a 7,5 cm de largura e 2,5 a 3 cm de espessura, pesando cerca de 125 a 170 gramas no homem e 115 a 155 gramas na mulher.

Possuem formato de feijão, com uma borda convexa e outra côncava, na qual se encontra o hilo, de onde sai e entram o ureter, os nervos e vasos sanguíneos. O hilo possui também dois ou três cálices, que se reúne para originar a pélvis renal, parte superior, dilatada do ureter. O ruim é formado pela cápsula, de tecido conjuntivo denso, a zona cortical (camada mais externa e pálida) e a zona medular (zona mais interna e escura).

A zona medular é composto por 10 a 18 pirâmides medulares cujos vértices apresentam saliências nos cálices renais, denominadas papilas, que desembocam nos ductos coletores, pelos quais a urina passa alcançando a pelve renal e o ureter. Da base de cada pirâmide saem os raios medulares, que penetram na região cortical do rim. Cada rim é constituído por 1 a 4 milhões de néfrons, que são as unidades funcionais dos rins, pois é capaz de realizar todas as funções renais.

[pic 1]

Função dos rins:

  • Expulsar do organismo substâncias tóxicas provenientes do metabolismo, como uréia e creatinina;
  • Manter o equilíbrio de eletrólitos no organismo;
  • Regular o equilíbrio ácido-básico, mantendo o pH sanguíneo constante;
  • Regular a osmolaridade e volume de líquido corporal, retirando do corpo o excesso de líquido;
  • Eliminação de substâncias exógenas, como fármacos;
  • Síntese de hormônios, como eritropoetina, cininas e prostaglandinas;
  • Modificar a forma da vitamina D que alcança o rim, após ocorrida a conversão em uma forma possível de ser transportada na corrente sanguínea;
  • Produção de urina para desempenhar suas funções de excreção.

Glândulas Supra-renais:

As glândulas supra-renais estão localizadas entre as faces supero-mediais dos rins e o diafragma. Cada glândula supra-renal, envolvida por uma cápsula fibrosa e um coxim de gordura, possui duas partes: o córtex e a medula supra-renal, ambas produzem diferentes hormônios. 

O córtex secreta hormônios essenciais à vida, como os esteroides. Já medula supra-renal pode ser removida, sem causar efeitos que comprometem a vida, ela secreta dois hormônios: a epinefrina (adrenalina) e a norepinefrina.

URETER

São dois tubos que transportam a urina dos rins para a bexiga. Os ureteres têm menos de 6mm de diâmetro e 25 a 30cm de comprimento. Pelve renal é a extremidade superior do ureter, localizada no interior do rim. 

Os ureteres são capazes de realizar contrações rítmicas denominadas peristaltismo. A urina se move ao longo dos ureteres em resposta à gravidade e ao peristaltismo.

BEXIGA

bexiga urinária funciona como um reservatório temporário para o armazenamento da urina. Quando vazia, a bexiga está localizada inferiormente ao peritônio e posteriormente à sínfise púbica: quando cheia, ela se eleva para a cavidade abdominal. É um órgão muscular oco, elástico que, nos homens situa-se diretamente anterior ao reto e, nas mulheres está à frente da vagina e abaixo do útero. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (321.1 Kb)   docx (362.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com