TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ge Citologia

Ensaios: Ge Citologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 2

GE Citologia

3- Primeiramente, uma molécula-sinal indutora de morte ativa um receptor da membrana da célula que entrará em apoptose. Com esse sinal, várias proteínas citoplasmáticas são recrutadas e formam o DISC, que é capaz de ativar as pro caspases iniciadoras 8 e 10, transformado-as em caspases iniciadoras 8 e 10, respectivamente. Esse ativação se dá por meio da clivagem do pro domínio das pro caspases. Essas caspases podem agir de duas formas:

1- Ativando as pró caspases executoras 3, 6 e 7, o que resultará na apoptose;

2- Desencadeando a ativação da via intrínseca;

A ativação da via intrínseca se dá da seguinte forma: primeiro, a proteína bit e transformada em tBit, que se dirige a mitocôndrias, onde provoca a inativação da proteína Bcl-2, que é antiapoptótica, e a ativação de outras duas outras proteínas da mesma família, BAX e BAK, as quais são proapoptóticas. Isso leva a formação de poros na membrana da mitocôndria, os quais permitem a saída de citocromo c, um transportador da cadeia respiratória. No citoplasma, esse citocromo se ligará a outras proteínas e formará um apoptossomo (apoptossomo= citocromo c+ Apaf-1+pro caspase 9) que ativa a pro caspase iniciadora 9, a qual também é capaz de ativar as caspases executoras, o que culminará com a apoptose da célula.

1) A P53 é uma fosfoproteína de 393 aminoácidos que é codificada por um gene localizado no cromossomo 17. Essa proteína tem capacidade de se ligar a sequências específicas de DNA antes que a célula entre para a fase de duplicação (fase S). A proteína P53 também atua levando a célula à apoptose no final das fases G1 ou G2 do ciclo celular, prevenindo a replicação de DNA com erro de codificação. Esse mecanismo que leva a célula à apoptose ocorre quando a proteína P53 se liga a um gene chamado Bax, cujo produto codificado inicia a apoptose.

2) Quando o gene P53 sofre alteração em ambos alelos, ocorre mutação na proteína P53 codificada, e esra passa a ser ineficaz na realização de seus mecanismos de reparo, apoptose e prevenção da proliferação celular. A apoptose da célula oncogênica é falha devido a impossibilidade da P53 se ligar ao gene Bax, além disso a P53 passa a ser degradada por uma outra proteína chamada MDM – 2. Em relação à proliferação, em adenocarcinomas (oncogenese de células do epitélio glandular) intestinais, a proteína p53 inibe a transcição da enzima cox-2, a qual tem efeito de proliferação da célula cancerosa. Com a deficiência funcional não será possível a inbição na transcrição dessa enzima. No caso de carcinoma hepatocelular, a ocorrência de mutação na p53, se dá devido a presença de uma toxina chamada Aflatoxina B1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com