TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Pessoas

Trabalho Universitário: Gestao De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  1.845 Palavras (8 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 8

4 METODOLOGIA

Foram realizados estudos nos seguintes métodos para fundamentar nossa pesquisa:

1º Pesquisas bibliográficas na área de Gestão de Pessoas;

2º Pesquisa de campo, através de questionário para identificar as relações existentes entre gestores e funcionários.

4.1 METODOLOGIA 1

Para a realização da pesquisa de campo, foi escolhida a empresa Água Gravatá, no município de Gravatá em Pernambuco. A empresa foi escolhida porque vinha se destacando muito no ramo de água mineral.

Foram observados vários aspectos gerais da empresa; como foi seu inicio e como é sua situação atual no mercado, mas o principal foi o grau de satisfação dos colaboradores em relação à gestão exercida por seus gestores.

Para avaliar a existência de satisfação por parte dos colaboradores, realizamos questionários com os mesmos, deixando-os totalmente livres para responder.

O questionário foi todo elaborado com base a obter informações sobre a gestão da empresa, com perguntas claras e objetivas, que facilitassem a análise posterior, este questionário foi aplicado a todos os colaboradores.

4.1.1 ASPECTOS

Durante a pesquisa não foi possível obter dados de valores orçamentários, por motivo de os gestores não quererem expor seus investimentos e ganhos financeiros, tendo em vista que este trabalho fica ao acesso de todos.

4.2 METODOLOGIA 2

A pesquisa bibliográfica foi realizada com base em livros que falam sobre Gestão de Pessoas.

Foram estudadas as idéias de autores como Idalberto Chiavenato, Antonio Carlos Gil, André Mascarenhas, dentre outros.

Deparamo-nos com diversas idéias e opiniões a respeito de uma boa gestão de pessoas, o que colaborou não apenas para o bom desenvolvimento do trabalho, como também para o nosso crescimento intelectual.

Nosso estudo maior foi nas idéias do autor Idalberto Chiavenato, grande parte de nossa pesquisa se deu através de seus livros, que é referência quando se trata de Gestão de Pessoas e de Recursos Humanos.

Outro autor de grande relevância em nossas pesquisas foi André Mascarenhas, que tem uma visão muito fácil de se entender no que diz respeito à Gestão de Pessoas.

Durante nossa pesquisa também utilizamos informações obtidas de internet, de sites seguros.

Em síntese, nossa pesquisa contou com várias fontes de conhecimento que serviram para dar corpo ao trabalho.

5 ANÁLISE DE RESULTADOS

Foi realizada uma pesquisa para avaliar a relação dos funcionários entre si e com os seus gestores, assim como com o próprio trabalho.

Observe o gráfico abaixo:

Fonte: Água Mineral de Gravatá

Uma das nossas principais questões era saber se os funcionários estavam satisfeitos com o que estavam fazendo na empresa. Através de nosso questionário descobrimos que eles estão sim satisfeitos com o trabalho realizado, como pode ser confirmado no gráfico acima. Até mesmo os que tinham vontade de exercer outra profissão, gostam do trabalho exercido.

Outra questão de fundamental importância era saber a relação dos funcionários com os seus gestores (tema de nosso trabalho), e conforme pode ser visto no gráfico abaixo, essa relação é muita boa, mantida com muita comunicação e respeito de ambos os lados.

Fonte: Água Mineral de Gravatá

O relacionamento entre eles é realmente muito bom, e isto é facilmente visto, já que a empresa está muito bem com a nova administração, e como foi mostrado durante todo o trabalho, quando há um bom entrosamento entre gestores e funcionários o trabalho acaba fluindo melhor.

O gráfico a seguir mostra o relacionamento dos funcionários entre si, e como pode ser observado não existe qualquer tipo de problema entre eles. Provam que são uma equipe de verdade e que trabalha unida.

Fonte: Água Mineral de Gravatá

Todos nós sabemos que o trabalho em equipe está cada vez mais valorizado, não é de hoje que um trabalho realizado por pessoas comprometidas entre si e que sabem da importância da ajuda do outro, desempenham suas funções com melhores resultados do que o trabalho individual.

O próximo gráfico refere-se ao ambiente de trabalho, e como pode ser visto, este é um ponto fraco da empresa Água Gravatá, os funcionários alegam que o problema está em não ter um local propriamente para relaxarem, eles tem tempo livre, porém não há um local onde possam descansar e aproveitar o tempo que eles têm entre as entregas.

Fonte: Água Mineral de Gravatá

Vale ressaltar que se refere ao ambiente como um lugar, no que diz respeito ao ambiente de trabalho em si, eles gostam, pois existe respeito e objetivos compartilhados.

Como pode ser visto no gráfico abaixo os funcionários da Água Gravatá se dizem orgulhosos de trabalhar para a empresa, tudo isso se deve ao fato de além de gostarem do que fazem, eles mantêm um relacionamento de harmonia entre eles próprios e um relacionamento de confiança e respeito com os seus gestores.

Fonte: Água Mineral de Gravatá

Funcionários orgulhosos trabalham melhor e rendem melhor também, tudo isso contribui não só para o crescimento da empresa no mercado, como para o crescimento pessoal doas funcionários dentro dela.

Quando se acredita na qualidade dos seus produtos e/ou serviços, os funcionários sentem mais prazer em saber que trabalham para uma empresa que preza pela boa qualidade, e isto se reflete na vontade de dizer a todos o quanto os seus produtos são bons. A famosa propaganda boca a boca é um exemplo disso.

As pessoas ficam desconfiadas de comprar algo, quando um funcionário do local onde aquele produto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com