TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HEMATOLOGIA

Resenha: HEMATOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  Resenha  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 2

O Nascimento De Uma Doença....... Não há um consenso entre cientistas sobre como o vírus da aids chegou ao ser humano. A teoria mais aceita diz que a transmissão se deu na África Central, onde tribos caçam primatas .Ao entrar em contato com o sangue de macacos infectados, o homem adquiriu o vírus SIV na corrente sanguínea que em seu organismo sofreu mutações até se tornar o HIV.

1. Ataque: Proteínas do HIV se acoplam a receptores CD4 presentes em glóbulos brancos (células de defesa) do sangue.  2. Cópia dos genes: o HIV faz uma cópia de seu próprio material genético.  3. Replicação: O vírus aloja a cópia de seus genes no DNA da célula hospedeira. Quando essa célula começa a se reproduzir, partes do vírus também são reproduzidas.  4.Novo vírus: As partes do vírus se unem perto da parede celular, originando um novo vírus HIV.

HIV(soropositivo)

Quer dizer que a pessoa é portadora do vírus e que o organismo fabricou um mecanismo de defesa: os anticorpos. São esses anticorpos que são detectados no teste. A "soropositividade" apenas mostra a presença do vírus no organismo; não significa estar doente com a AIDS. Na maioria das vezes o soropositivo não apresenta nenhum sinal da doença.

AIDS

AIDS é o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, como também é chamada, é causada pelo HIV. Como esse vírus ataca as células de defesa do nosso corpo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a infecções mais graves como tuberculose ou câncer. Ou seja, AIDS é o estágio já avançado da doença, HIV é o vírus que provoca a doença.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com