TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HEPATITE

Por:   •  22/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 2

Os procedimentos de descontaminação dependem do combustível de aquecimento, da regular manutenção dos esterilizadores, disponibilidade das pecas de reposição e de trabalhadores de saúde treinados.

Quando isso não acontece, resulta no uso das seringas contaminadas, então as seringas e agulhas descartáveis são muito importantes para evitar problemas.

Foram utilizados diferentes grupos de participantes como doadores de sangue, usuários de drogas injetáveis ou crianças e foi difícil chegar numa conclusão definitiva.

Um estudo em 2001 mostrou que não tinha nenhuma evidencia de transmissão do HCV em pacientes cirúrgicos e odontológicos nos hospitais universitários, e a transmissão do HCV é um evento raro nesse ambiente.

Outro estudo no Japão com 400 pacientes com cirurgia de terceiro molar inferior extraído, só 3 eram HBS Ag e 13 eram HCV soropositivos.

Um problema grave dos países em desenvolvimento são os tratamentos dentários por dentistas experimentais. Um estudo de Infecção crônica por HBV no Irã mostrou que o tratamento dental por dentistas qualificados não é fator de risco para a hepatite viral. Mas em visitas a dentistas não certificados o risco de infecção aumentou.

A falta de educação adequada e informação sobre o controle de infecção pode ser a razão. Os dentistas não certificados podem trabalhar em países em desenvolvimento como Irã, Jordânia e Índia.

O risco é bem reduzido evitando que estes dentistas trabalhem, mas é muito difícil acontecer..

Nos ultimos anos a educação para evitar infecção de dentistas no trabalho teve atenção especial. O uso dos equipamentos de proteção individual que são as luvas, mascaras e a vacinação contra HBV diminui a quantidade de dentistas infectados com hepatite viral.

Mesmo na extração dentaria a chance de contaminação por hepatite viral foi muito superficial pra ser considerado um fator de risco.

Mesmo sabendo que a infecção por HBV pode ser simplesmente evitada pela vacina, um grande numero de dentistas não foram vacinados. Alguns não receberam todas as doses e nem todos mostraram resposta imunológica. É um fator alarmante.

Depois da implantação da vacinação generalizada pra HBV, principalmente nas crianças, a incidência diminuiu. Mas novas fontes de transmissão foram descobertas como procedimentos médicos,  FELIZmente alguns estudos recentes mostram que o tratamento odontológico não foi fator de risco para infecção por HCV.

Conclusao

Foi concluído que mesmo que o tratamento dentários tenha um risco muito baixo pra contaminação por HBV e HCV,  o risco ainda existe. E considerando os resultados dos estudos nessa revisão é bom ressaltar essa chance de contaminação durante um tratamento dental. Isso é mais importante em países em desenvolvimento, onde a taxa de hepatite de indivíduos infectados é maior.

É seguro que as recomendações de prevenção são bastante eficazes, como aumentar nível de conhecimento da população sobre o risco da infecção, prevenir os dentistas não qualificados, monitoramento do sistema de controle nos hospitais e o uso das ferramentas de prevenção eficientes como a vacina para HBV.

Então seguindo as medidas de precaução padrão os riscos podem ser facilmente eliminados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (31.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com