TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DO HOSPITAL DE SANTO AMARO

Dissertações: HISTÓRIA DO HOSPITAL DE SANTO AMARO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 2

A história do Hospital Santo Amaro começou no Hospital Pedro II, no Recife em uma enfermaria conhecida como Asilo de Mendicidade, destinada a acolher mendigos da cidade. Com o aumento da demanda dos mendigos e a precariedade do prédio, reconheceu-se a necessidade da construção de um novo edifício.

Segundo a Fundação Joaquim Nabuco o Hospital de Santo Amaro foi projetado pelo engenheiro José Tibúrcio Pereira Magalhães, sendo construído um prédio em estilo neoclássico.

A instalação oficial se deu no dia 25 de março de 1870 com a inauguração de uma sede própria na Av. Cruz Cabugá, no bairro de Santo Amaro, região central da cidade do Recife, onde está localizado até hoje.

Desde o início, a instituição assumiu um papel assistencial como asilo para idosos e mendigos. Posteriormente, após passar por reformas e várias adaptações para atuar como hospital geral elementar, iniciando a diversificação de suas atividades, o prédio deu espaço ao Hospital Santo Amaro, atual sede da Santa Casa, que atende gratuitamente a pacientes do Sistema Único de Saúde- SUS. O serviço conta com a participação das religiosas da Congregação Filhas de Santana na supervisão da enfermagem e na assistência religiosa aos enfermos.

Bem aceito pela comunidade, o Hospital Santo Amaro atende gratuitamente em diversas especialidades médicas, disponibilizando, inclusive, dez leitos em uma moderna e bem equipada UTI.

A principal atividade assistencial desenvolvida e mantida pela Santa Casa de Misericórdia do Recife acontece na área da Saúde, através do Hospital Santo Amaro. Embora não disponha de um atendimento de emergência o Hospital funciona ininterruptamente por 24 horas, com atendimento através de médicos plantonistas e uma Unidade de Terapia Intensiva - UTI.

Os serviços oferecidos dividem-se:

a) Atendimentos Ambulatoriais

B) Procedimentos cirúrgicos e demais internações (eletivas) clínicas.

c) UTI - Adulto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com