TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO: VIADUTO SANTO AMARO

Por:   •  28/10/2018  •  Monografia  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 3

AVALIAÇÃO DE EDIFICAÇÃO PÓS INCÊNDIO

ESTUDO DE CASO: VIADUTO SANTO AMARO

Gustavo Henrique Vital Gonçalves

RESUMO

No dia 13 de fevereiro de 2016, um incêndio decorrente de um acidente entre um caminhão carregado de combustível e outro de açúcar gerou danos à estrutura do Viaduto Santo Amaro, de tal maneira que, em um primeiro momento, chegou-se a cogitar a demolição total da sua superestrutura. Posteriormente, através de ensaios, foi possível concluir que a estrutura poderia ser recuperada. Considerando as modificações nas normas atuais em relação às da época do projeto, a estrutura será também reabilitada aos padrões hoje vigentes. Neste artigo descreve-se a estrutura original, os problemas ocasionados pelo incêndio e as soluções propostas para recuperar a segurança do viaduto.

Palavras-chave:  Incêndio; Viaduto santo amaro; Avaliação pós incêndio.


INTRODUÇÃO

Trata-se de dois viadutos paralelos projetados no início da década de 1970. A Obra de Arte Especial (OAE) analisada situa-se na Avenida Santo Amaro e se destina à transposição da Avenida Bandeirante. Trata-se de um viaduto em concreto armado e protendido dividido em duas estruturas – Viaduto 1, pista Bairro, e Viaduto 2, pista Centro – separadas por um canteiro central.

  1. DESENVOLVIMENTO

Após o conhecimento da situação atual da estrutura, tornou-se possível identificar as áreas aparentemente mais afetadas e obter um parâmetro geral a fim de determinar o plano de ensaios a ser realizado durante a inspeção. A Foto 1 mostra a situação do viaduto após o incêndio.

[pic 1]

FOTO 1 – Vista parcial do Viaduto 1.

  1. ENSAIOS E MEDIDAS PARA DIAGNÓSTICOS

Para caracterizar a situação da estrutura e do ambiente foram realizados os ensaios apresentados abaixo.

1.1.1 DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO AXIAL DO CONCRETO

Observa-se que os resultados da resistência à compressão residual foram superiores ao valor de referência em ao menos 30%. A tabela a seguir apresenta os resultados obtidos:

Tabela 1 – Resultado da compressão do concreto

[pic 2]

    1.1.2 DETERMINAÇÃO DO MÓDULO DE ELASTICIDADE

Comparando o resultado teórico (projeto) com a média dos resultados experimentais, verifica-se que o módulo de elasticidade secante experimental apresenta-se 17% maior do que o módulo teórico (Tabela 2).

Tabela 2 – Módulo de elasticidade

[pic 3]

    1.1.3 CARACTERIZAÇÃO DO AÇO

Verificou-se que a tensão de escoamento das amostras foi próxima ao valor normativo e que as mesmas não atingiram o patamar de escoamento previamente, ou seja, permanecem no regime elástico de deformação.

Tabela 3 – Caracterização do aço

[pic 4]

  1. COMENTÁRIOS FINAIS

Analisando-se os resultados dos ensaios realizados na área afetada pelo incêndio pode-se concluir que o concreto remanescente, assim como as armaduras passivas, apresenta resultados satisfatórios no que tange as resistências dos materiais. Os resultados não indicam perdas significativas na capacidade resistente dos materiais ensaiados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (327.8 Kb)   docx (793.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com