TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha A constituição do Plano da Clínica e o Conceito de Trasndisciplinaridade.

Por:   •  2/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 3

Bianca Serafini

A constituição do Plano da Clínica e o Conceito de Trasndisciplinaridade.

  Para pensar a clínica transdisciplinar não devemos nos identificar com um nova técnica ou um novo modismo, temos que pensar em uma nova possibilidade de pensar o campo da clínica, levando em conta a potência que ela tem em criar e recriar.

  A noção de campo, no âmbito da Psicologia, é introduzida pela escola alemã da Gestalt. Com Lewin, as noções de campo e estrutura gestáltica assumem um compromisso tecnológico, como um instrumento de modificação de comportamento. Lewin leva essas ideias para o EUA tentando superar a pré-cientificidade aristotética do conceito de classe.

  Lewin então passa explicar que assim como o indivíduo e seu meio ambiente formam um campo psicológico, o grupo e seu ambiente formam um campo social.

  A ideia de dinâmica consiste em referir o objeto ou sujeito ao sistema ou situação, isto é deveria se avaliar as forças impulsoras presentes no campo. Esse campo é dinâmico porque nele se distribuem valências diferenciadas.

  Lewin também contribuiu dizendo que o pesquisador está incluído em seu campo de pesquisa.

  Ele também diz que existe uma separação entre o indivíduo, o meio, entre o grupo, porém esses termos se relacionam, mas se mantêm enquanto unidades. A quebra dessas fronteiras fez com que se aproximamos mais um pouco do movimento referido do projeto.

  Projeto pesquisa-ação inclui testemunhos, entrevistas, questionários, o pesquisador acaba se incluindo no campo que investiga e sua ação modifica o objeto estudado. O que podemos perceber é que Lewin, marcado certamente pelo fato de ter se tornado cidadão norte-americano, partilhando dos ideais dessa “democracia capitalista” que valorizava seus estudos em Psicologia Social, rompia com os ditames conservadores que regiam as ciências sociais da época (ao mostrar que o pesquisador era colhido em seu campo de investigação), mas ainda permanecia numa visão dicotomizante no que se refere à relação teoria-prática e à relação sujeito-objeto.

  A partir dos anos 60 neste contexto que se atravessava clínica e política, pesquisa e ação, a palavra intervenção se junta a pesquisa, não para substituir a ação mas para produzir outra relação entre teoria e pratica. A análise institucional socionalitica, vai então formular a ideia de uma pesquisa intervenção que visava a interrogar os diversos sentidos cristalizados nas instituições. Lidava produzir evidências que visibilizassem o jogo de interesses e de poder encontrados no campo de investigação. Sua metodologia estava baseada, portanto, numa argüição que desmanchasse os territórios constituídos e convocasse a criação de outras instituições.

  Os analisadores seriam acontecimentos, que produz ropturas, produzem analise, que se caracteriza por um processo de desnaturalização permanentes das instituições.

  Na pesquisa-ação o objetivo é mudança de comportamento, já na pesquisa-intervenção são os movimentos, metamorfoses.

  O sujeito e o objeto não são mais realidades dadas, se produzem por efeito das praticas, sendo teóricas ou não devem explicar as posições subjetivas e objetivas que se estabilizam como realidade, já não se pode mais admitir sujeitos determinando formas de conhecer objetos, nem objetos com suas bem marcadas linhas se dando a conhecer aos sujeitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (57.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com