TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Testes para a detecção de vírus da herpes

Artigo: Testes para a detecção de vírus da herpes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Artigo  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 3

HERPES

O herpes é uma doença viral recorrente, geralmente benigna, causada pelos vírus Herpes simples 1 e 2, que afeta principalmente a mucosa da boca ou região genital, mas pode causar graves complicações neurológicas. Não tem cura, mas alguns remédios podem ser utilizados para diminuir os sintomas.

Diagnóstico

Na maioria dos casos basta o exame clínico para o médico diagnosticar o herpes. Em casos mais complexos, o vírus do herpes é recolhidos das bolhas e feridas e cultivado em meios com células vivas de animais. A observação pelo microscópio destas culturas revela a presença dele.

Testes para detecção do vírus

Podem ser feitos exames nas lesões ou bolhas da pele para diagnosticar o herpes. Esses exames normalmente são feitos quando alguém tem a primeira crise ou quando uma mulher grávida apresenta sintomas de herpes genital.

• A cultura do fluido de uma bolha ou lesão aberta pode apresentar o vírus do herpes simples. O vírus do herpes simples pode permanecer na cultura de 2 a 3 dias. É mais útil durante a primeira crise.

• Um exame chamado PCR realizado no fluido de uma bolha apresenta pequenas quantidades de DNA. Trata-se do exame mais preciso para determinar a presença do vírus do herpes na bolha.

• Os exames de sangue verificam os níveis de anticorpos contra o vírus do herpes. Esses exames podem identificar se alguém foi infectado alguma vez pelo vírus do herpes, mesmo que a pessoa não esteja em crise. Ele pode ser positivo mesmo se a pessoa nunca teve uma crise.

Vantagens

• Cultura Viral: De um modo geral, a maior vantagem apresentada pelo método de isolamento do vírus é o fato de ele amplificar o vírus do espécime original e torná-lo disponível para uma posterior caracterização antigênica e genética.

• Teste PCR: A técnica de PCR em tempo real apresenta maior sensibilidade por ter um controle interno de amplificação de amostras, eliminando portanto, a possibilidade de resultados falsos-negativos.

• Teste Sorológico: Detecção de anticorpos específicos no soro, produzidos por um indivíduo após contato com o agente infeccioso (O anticorpo é o marcador da infecção, que somente é produzido após o contato com o antígeno).

Desvantagens

• Cultura Viral: Baixa sensibilidade, exige que na amostra clínica existam partículas virais em quantidade suficiente para poderem ser visualizadas (105-106 partículas virais/mL).

• Teste PCR: Tem limitações, como a necessidade de conhecer a sequência de DNA a amplificar para que possam ser sintetizados primers específicos. Outras desvantagens são a relativa facilidade com que ocorre contaminação da amostra por DNA estranho (uma vez que se trata de uma técnica muito sensível) e a limitada extensão da sequência que é possível amplificar (é difícil aplicar a PCR a sequências maiores do que 5kb). Pode também ocorrer incorporação errónea de bases durante a replicação.

• Teste Sorológico: Sua desvantagem é a baixa especificidade, havendo reações falso-positivas, devido a outras patologias.

Teste padrão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com