TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Higiene Das Radiações

Pesquisas Acadêmicas: Higiene Das Radiações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 2

FONTES DE RADIAÇOES

Temos fontes naturais e artificiais de radiações.

Fontes naturais

O homem recebe de seu meio ambiente cerca de 1 mR/ dia representado principalmente pela Radiação Cósmica, radiação solar.

Devido a esta fonte temos incorporado em nosso organismo, carbono 14, junto ao DNA. Responsável pelas mutações espontâneas.

Fontes artificiais

Representadas pelo uso de Raios X no diagnóstico, radioterapia, reatores nucleares, pesquisa científica e industrial; os televisores constituem uma fonte produtora de raios X moles. Interruptores luminosos, mostradores de relógio, esmaltes cintilantes são exemplos de fontes artificiais.

Tivemos, há algum tempo, o desastre da Usina Nuclear de Chernobyl, com esta "poeira radioativa" atingindo países do Norte europeu, contaminando o leite com iodo radioativo e principalmente a atividade nefasta do estrôncio 90 que vai ao solo, voltando sob a forma de gramíneas consumidas pelo gado, contaminando carne e leite, altamente deletério para a matriz óssea de crianças.

NORMAS DE PROTEÇAO

As normas de proteção visam principalmente os pacientes de exames radiográficos, os profissionais em atividade ocupacional e toda a população vizinha às instalações radiológicas.

Hoje existe uma filosofia de proteção a toda biosfera, solicitando-se supressão das experiências com energias nucleares.

Fig. 1, Fontes das radiações.

PROTEÇÃO AO PACIENTE

Entre as várias medidas preconizadas temos:

Calibração do aparelho: realizada pelo Serviço de Fiscalização do Exercício Profissional (Secretaria da Saúde), determinando rendimento, energia efetiva, filtração, colimação e grau de radiação de vazamento do aparelho. O profissional deverá preencher cronogramas com a posição do aparelho em relação às paredes da sala.

Filtração: a finalidade é eliminar os "fótons" de raios X de maior comprimento de onda, menos penetrantes.

Colimação: a emissão da radiação X é na forma divergente, tendo o aspecto de um cone, com o vértice localizado na área focal.

No desempenho da técnica do paralelismo, com o aumento da distância da área focal/filme, deverá haver uma correção na colimação, reduzindo o aumento da área de incidência.

Cilindros abertos: os cones de plástico localizadores estão sendo substituídos por cilindros abertos, pois juntamente com os filtros de alumínio e tecidos constituem a principal fonte de radiações secundárias.

Filmes ultra-rápidos: foi o que mais se conseguiu em termos de proteção aos pacientes, se bem que com a perda de detalhes radiográficos.

Proteção às gônadas.- crianças, gestantes e Pacientes naquele período de maior atividade concepcional (18 aos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com