TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ideias Principais De Uma Indústria De Transgênicos

Trabalho Universitário: Ideias Principais De Uma Indústria De Transgênicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 3

Ideias principais de uma indústria de transgênicos

Vantagens dos OGMs (Organismos Geneticamente Modificados)

Entre as principais vantagens dos cultivos geneticamente modificados estariam a capacidade para aumentar a produtividade agrícola, reduzir a aplicação de agrotóxicos, tornar os alimentos mais nutritivos e saudáveis e criar novos tipos de terapias e medicamentos. Até o momento, a maioria dos produtos com OGMs já liberados para a comercialização é basicamente direcionada para um maior nível de proteção de plantas. É a chamada "primeira onda" dos OGMs, na qual são mantidas as características dos produtos convencionais e a alteração genética apenas aumenta a sua durabilidade ou a proteção contra agressores externos.

Hoje existem sete principais culturas comerciais transgênicas no mundo: soja, milho, algodão, canola, arroz, batata e tomate. No entanto, cerca de 60 diferentes culturas transgênicas estão em teste para entrar no mercado futuramente. Está em desenvolvimento a segunda geração dos transgênicos, na qual o alimento poderá ter sua composição modificada em relação ao alimento tradicional. Há, por exemplo, pesquisas com alimentos ricos em vitamina A, ferro e Omega 3, mas ainda estão em fase de estudos.

As primeiras linhagens transgênicas na produção animal estão chegando mais lentamente. O primeiro animal transgênico a chegar ao mercado é o salmão, liberado nos Estados Unidos em 2001. O peixe foi modificado para produzir maior quantidade de hormônio do crescimento. O salmão transgênico cresce mais rapidamente que os convencionais. Outros animais transgênicos, como bovinos, suínos, ovinos e caprinos, estão em fase final de avaliação e podem ser colocados no mercado nos próximos anos.

Até o momento, existem no mercado transgênicos com amadurecimento retardado (tomate), resistentes a vírus e insetos, e tolerantes a herbicidas, que estão possibilitando vantagens econômicas para os produtores. Isso porque as pragas, doenças e plantas daninhas reduzem a produtividade agrícola e contribuem com a elevação dos custos de produção, já que exigem a aplicação de diferentes tipos de defensivos agrícolas.

A tolerância a herbicida engloba o maior número de plantas transgênicas, atingindo 75% dos 58,7 milhões de hectares cultivados com transgênicos no mundo, conforme o ISAA (International Service for the Acquisition of Agri-biotech Applications). Variedades resistentes a insetos ocuparam 17%, e a combinação das duas características atingiu 8% da área mundial em 2002. Atualmente, os principais cultivos transgênicos no mundo com tais características são a soja, o milho, o algodão e a canola.

Tolerância a herbicidas

As sementes geneticamente modificadas surgiram, inicialmente, para oferecer inovações que trouxessem vantagens para os agricultores. As primeiras variedades transgênicas plantadas em larga escala foram desenvolvidas para facilitar o controle de plantas daninhas, como é o caso da soja tolerante ao herbicida glifosato.

As ervas daninhas competem com as culturas por água, nutrientes, luz e espaço físico. A dificuldade no controle das plantas daninhas está no fato de não existir um produto químico eficiente contra um amplo espectro de ervas e que não prejudique

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com