TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impactos da Constipação intestinal na alimentação e no trabalho

Por:   •  10/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.287 Palavras (10 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 10

Impactos da Constipação Intestinal nos hábitos alimentares e no ambiente de trabalho.

Impacts Constipation in eating habits and work environment.

Gustavo Meira do Nascimento Araújo1, Gustavo Oliveira Guimarães Dias Franco1, Iury Inácio Rufino1, Pedro Maciel Pereira1, Lander Roberto Borges1

1.Acadêmico(a) do curso de Medicina da Universidade José do Rosário Vellano-Unifenas. Belo Horizonte, MG – Brasil.

Resumo 

Nos tempos modernos o ser humano cada vez mais tem uma vida atarefada que contribui para uma má alimentação, baseada em industrializados, e favorecimento do aumento de quadros de Constipação Intestinal. Nesse sentido, determinar os impactos da Constipação Intestinal nos hábitos alimentares e no estado psíquico dentro do ambiente de trabalho é de fundamental relevância para a sociedade. Para entender como essa doença interfere na vida dos trabalhadores foi realizado um estudo qualitativo baseado entrevistas abertas em confrontação com a bibliografia. Esse estudo mostra como as alterações de humor devido à constipação intestinal e a ruim alimentação pobre em fibras prejudica a qualidade de um bom trabalho. Tal carência de fibras relaciona-se ao grande tempo do dia destinado ao trabalho e a preferência, nos intervalos de alimentação, aos industrializados do que frutas pelos trabalhadores, por exemplo, refletindo na diminuição do volume fecal e aumento do tempo de trânsito intestinal. Em relação às alterações de humor, em especial, o estresse, gerado pela constipação, levou a um aumento da falta de atenção para a execução das atividades de trabalho. Dessa forma, o presente estudo evidência uma correlação significativa entre os entrevistados que apresentam Constipação Intestinal e os respectivos impactos negativos nos hábitos alimentares e no estado psíquico dentro do ambiente de trabalho.

Palavras-chave: Constipação Intestinal; Ambiente de trabalho; Hábitos alimentares; estado psíquico; Qualidade do trabalho.

ABSTRACT

In modern times the human being has an increasingly busy life that contributes to a poor diet based on processed and favoring the increase of frames Constipation. In this sense, determining the impacts of Constipation in eating habits and mental state within the working environment is of fundamental importance to society. To understand how this disease affects the lives of workers was conducted a qualitative study based on interviews in open confrontation with the bibliography. This study shows how the mood changes due to constipation and bad diet low in fiber affects the quality of a good job. This lack of fiber is related to the great day of the allotted time to work and preferably feeding intervals, the industrialized than fruits by workers, for example, reflecting the reduction of fecal volume and increased intestinal transit time. Concerning mood changes, in particular, the stress generated by constipation, led to an increase of lack of attention to the execution of working activities. Thus, this study highlights a significant correlation between respondents who have Intestinal Constipation and its negative impact on eating habits and mental state within the working environment.

Keywords: Constipation bowel; Desktop; Eating habits; mental state; Quality of work.

Introdução

Nos dias atuais as competências atribuídas ao homem nos seus campos de trabalho, escolar e familiar têm causado interferência em sua qualidade de vida e relações de trabalho, como por exemplo, falta de horários estabelecidos para as refeições, o que gera mudanças nos hábitos alimentares da população, onde se percebe um aumento no consumo de produtos refinados, industrializados com baixo teor de fibras alimentares, contidas em alimentos como cereais integrais, frutas, verduras e hortaliças. Esta mudança tem propiciado o aumento da incidência das “doenças de civilização”, sendo a constipação intestinal uma delas. Esses fatores, deixam cada vez mais, os pacientes que possuem  constipação intestinal em quadros ainda mais graves, o que provavelmente, reflete em suas atividades de trabalho, já que  tal moléstia causa sintomas que afetam diretamente a produtividade, como irritabilidade e desconfortos na maioria dos portadores. 1

Além disso, cabe verificar como a constipação intestinal interfere nos hábitos alimentares dos trabalhadores, principalmente quando inseridos naquele ambiente, partindo do pressuposto de que portadores de constipação intestinal, apesar de terem ciência da dieta adequada, não praticam hábitos alimentares salutares no local de trabalho, onde permanecem por expressivo período de tempo, de, pelo menos, quarenta horas semanais.

Diante dessas hipóteses, foram realizadas entrevistas e análises, com foco qualitativo, com pacientes crônicos constipados, de forma a determinar impactos da Constipação Intestinal nos hábitos alimentares e no estado psíquico dentro do ambiente de trabalho.

.

Métodos

Após consolidado o objetivo do trabalho foi elaborada roteiro de perguntas, na intenção de se abordar a Constipação Intestinal e seus efeitos na atividade laboral dos entrevistados. As entrevistas foram realizadas mediante autorização da coordenação e dos profissionais que acompanham as pacientes, no CEASC (ambulatório da UNIFENAS – Belo Horizonte) e gravadas, com permissão das cinco entrevistadas, sem qualquer tipo de identificação. Os entrevistados foram estimulados a discorrer de forma livre e espontânea, diante de manifestações relacionadas à moléstia em análise, notadas durante o trabalho.

Os comentários dos pacientes foram selecionados pela equipe em citações diretas, de forma a preservar a oralidade de cada paciente entrevistado e com isso propiciar maior veracidade à fonte de dados. A partir da obtenção de dados, procedeu-se à análise da percepção subjetiva dos pacientes, relativa aos impactos da CI no dia a dia de trabalho, com ênfase na alimentação durante esses períodos.

Desse modo, foram selecionadas informações, que, nortearam o alcance dos objetivos estabelecidos neste projeto, a partir da discussão elaborada e resultados obtidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (200.7 Kb)   docx (51 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com