TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impactos da Pandemia no Trabalho Remoto

Por:   •  29/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 2

Aluna: Andreza Lopes

Curso: Secretariado

Faculdade: Unicesumar

Impactos da Pandemia no trabalho remoto

A pandemia trouxe uma serie de mudanças na nossa sociedade, umas delas foi a implementação do trabalho remoto em muitas instituições públicas e privadas que antes apenas exerciam atividades presenciais. As pessoas tiverem que se adequar e aprender a lidar com o chamado Home Office, ou seja, fazer da sua casa o seu escritório.

Com o profissional de secretariado não seria diferente, também viu os impactos dessa nova realidade que o isolamento social nos trouxe, de acordo com o estudo de Maia, Muller e Bernardo (2020), como por exemplo o aumento da jornada de trabalho, muito profissionais responderam estar trabalhando mais de oito horas por dia, saber gerenciar o próprio tempo é um campo importante para o profissional,  outro ponto a ser salientado são os gastos próprios com infraestrutura, quando o profissional se desloca ate a organização, o gasto com energia, internet, agua, luz, fica por conta da instituição, no trabalho remoto esse gasto é do funcionário.

Um ponto negativo do trabalho remoto é dificuldade de se organizar estando em casa, se a pessoa não estiver preparada para separar um tempo especifico para o trabalho, ela não conseguirá desenvolver as atividades no tempo e na forma correta, pois estar em casa faz com que a pessoa fique mais dispersa, tendo filhos então, tudo fica um pouco mais complexo. Quando você sai de casa e vai para a instituição, seu tempo está 100% concentrado para desempenhar suas tarefas na organização.

Outro ponto negativo, foi que algumas empresas – por também estarem sofrendo os efeitos do isolamento social – tiveram que ou demitir seus funcionários, ou reduzir sua carga horaria e salário, ou seja, muitos estavam trabalhando em casa, mas recebendo bem menos, os impactos dessa realidade foram seríssimos, os índices de depressão aumentaram bastante, a saúde mental das pessoas foi severamente prejudicada.

O trabalho remoto traz como ponto positivo a autonomia e a flexibilização da jornada de trabalho, se tiver uma boa gestão, o trabalho remoto pode ser ótimo, considerando que o profissional pode decidir seu próprio horário de acordo com suas necessidades, vai poupar o tempo gasto com deslocamento, principalmente se tiver que pegar transporte público. Existe uma serie de benéficos, mas pra tudo fluir precisa de organização, porque o que é pra ser benéfico pode virar prejudicial, como citado anteriormente.

Podemos perceber então que a pandemia trouxe a necessidade das empresas se adequarem ao trabalho remoto, e o quanto é importante capacitar seus profissionais para que usem as tecnologias de informação e comunicação na realização de suas atividades, aqueles profissionais que já tinham contato com a tecnologia tiveram que aperfeiçoar suas habilidades e os que não dominavam tais conhecimentos tiverem que aprender na marra.

Referências:

MAIA, Fernanda Landolfi; MÜLLER Rodrigo; BERNARDO, Kelen Aparecida da Silva. O trabalho remoto no Secretariado: panorama da realidade brasileira a partir do cenário do Covid-19. Revista Expectativa, Toledo/PR, v.19, n. 2, p. 118-137, jul./dez., 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (35.3 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com