TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COVID-19 IMPACTOS NAS RELAÇÕES DE TRABALHO

Por:   •  27/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  924 Palavras (4 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 4

MBA– Gestão estratégica de pessoas

Disciplina: Gestão de conflitos e negociações

HOME OFFICE – PONTOS POSITIVOS

Vamos citar abaixo os principais pontos positivos do home office em tempos “normais”, ou seja, sem levar em conta nesse primeiro momento os impactos dessa forma de trabalho em tempos de COVID 19

Devido às particularidades de cada carreira, não podemos negar que o deslocamento de pessoas impacta a sociedade em vários níveis. O home office não significa apenas uma melhoria na qualidade de vida dos profissionais, mas também menos carros nas ruas, menor prejuízo ao Meio Ambiente, redução no nível de stress ocasionado pelo trânsito, menos acidentes de trânsito , o que também traz melhores resultados para a saúde pública.

Reuniões mais produtivas: a necessidade de alinhar os projetos de maneira constante faz com que o colaborador organize-se melhor e saiba sempre em que etapa de trabalho está e qual tipo de feedback precisa receber para continuar executando suas tarefas e fora a economia de tempo de deslocamento.

Flexibilidade de horário: Quando não é preciso chegar ao escritório em um horário predeterminado, cabe ao próprio colaborador organizar a agenda para conseguir cumprir as metas traçadas por seu gestor , e dessa forma ainda consegue encaixar nas próprias rotinas atividades que melhoram a qualidade de vida, como visitas ao médico, cursos ou idas à academia.

HOME OFFICE EM TEMPOS DE COVID-19

Com as orientações de isolamento social vindas do Ministério da Saúde, muita gente precisou dar até logo aos escritórios e se aventurar no home office, sabemos que não tem sido fácil dar conta das tarefas profissionais e ainda administrar todo o resto.

Muitos que não estão acostumados com essa forma de trabalho , estão tendo que aprender a lidar com plataformas digitais de controle de tarefas, reuniões on-line e principalmente desenvolver a autogestão, que é importantíssima nessa forma de trabalho.

A empresa também vai enfrentar novos desafios e gastos extras na implantação dessa forma de trabalho, dependendo do ramo em que atua terá inclusive que contratar profissionais para implantar plataformas digitais, treinar seus colaboradores( tarefa que se apresenta mais difícil ainda no cenário atual , porque o treinamento presencial não é indicado).

HOME OFFICE EM TEMPOS DE COVID-19 Problemas e Possíveis soluções

A empresa precisa garantir que o colaborador terá os equipamentos  necessários para o desenvolvimento normal do trabalho, como: cadeira confortável, telefone, computador com acesso à internet, plataformas on-line para controle de tarefas e para reuniões, mas isso não é suficiente...

Se no escritório físico, às vezes, acontecem falhas de comunicação, a tendência é que isso fique ainda mais intenso com o contato apenas online. Por isso, é preciso se comunicar de maneira eficiente, para não parecer que passou do ponto ou foi grosseiro demais em um e-mail ou mensagem.

O sistema pode cair, a internet falhar e, consequentemente, a produtividade baixar. É um momento que ajuda a estreitar a relação de confiança entre as equipes. Isso significa que os imprevistos devem ser comunicados e, juntos, os times devem buscar formas de contornar as adversidades.

Nem sempre é possível controlar pets, filhos e vizinhos. Nesse caso, o diálogo também é crucial. Em uma reunião por vídeo, o ideal é explicar à pessoa com quem está falando que se trata de home office , para que algum barulho ou interrupção não seja surpresa.

Combinar com o gestor como e com que frequência deve-se reportar o status das atividades de cada um é o mais indicado para evitar muitas cobranças ou ficar se explicando demais, reuniões periódicas de alinhamento de atividades e criar prazos para cada tarefa, ajuda a equipe a desenvolver a autogestão.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (38.7 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com