TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução Análise Microbiológica Da Água

Artigos Científicos: Introdução Análise Microbiológica Da Água. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

A água só é considerada potável quando ela se encontra dentro dos limites estabelecidos pela vigilância sanitária, onde caso eles estejam fora, esta é considera poluída, pois se torna um possível meio de propagação de doenças fecal-oral. Para garantirmos que a qualidade da água que é ingerida pelas pessoas é de boa qualidade, são realizados testes já pré-estabelecidos. Esses exames de água são de fundamental importância, principalmente aquela destinada a consumo humano. Ela deve estar isenta de microrganismos ou de substâncias químicas, pois assim ela não ira prejudicar a saúde humana. Dentre vários dos exames possíveis que possam mostrar contaminantes da água temos o de coliformes totais e coliformes fecais, cujo este é o foco deste trabalho.

Técnica de número mais provável (NMP)

A técnica de Número Mais Provável (NMP) é um método que permite estimar a densidade de microrganismos viáveis presentes em uma amostra sob análise.

Esta técnica não permite a contagem "fixa" de células viáveis ou de unidades formadoras de colônias (UFC), como acontece com a técnica de contagem em placas.

1. Definições de Coliformes:

1.1 Grupo coliformes totais

O grupo de coliformes totais inclui as bactérias na forma de bastonetes Gram negativos, não esporogênicos anaeróbios facultativos, capazes de fermentar a lactose com produção de gás, em 24 a 48 horas a 35ºC. O grupo inclui cerca de 20 espécies, dentre as quais encontram-se tanto bactérias originárias do trato gastrintestinal de humanos e outros animais d esangue quente, como também diversos gêneros e espécies de bactérias não entéricas, como Serratia e Aeromonas, por exemplo. Por essa razão, sua enumeração em água e alimentos é menos representativa, como indicação de contaminação fecal, do que a enumeração de coliformes fecais ou E.coli.

1.2 Grupo coliformes fecais ou coliformes termotolerantes

A definição é a mesma de coliformes totais, porém, restringindo-se aos membros capazes de fermentar a lactose com produção de gás, em 24h a 44,5-45,5ºC. Esta definição objetivou, em princípio, selecionar apenas os coliformes originários do trato gastrintestinal. Atualmente sabe-se, entretanto, que o grupo dos coliformes fecais inclui pelo menos três gêneros, Escherichia, Enterobacter e Klebsiella, dos quais dois (Enterobacter e Klebsiella) incluem cepas de origem não fecal. Por esse motivo, a presença de coliformes fecais em água e alimentos é menos representativa, como indicação de contaminação fecal, do que a enumeração direta de E.coli, porém, muito mais significativa do que a presença de coliformes totais, dada a alta incidência de E.coli dentro do grupo fecal.

1.2.1 E.coli

Cerca de 95% dos coliformes existentes nas fezes humanas e de outros animais são E.coli e, dentre as bactérias de habitat reconhecidamente fecal, dentro do grupo dos coliformes fecais, E.coli é a mais conhecida e a mais facilmente diferenciada dos membros não fecais. Todos os demais membros do grupo têm uma associação duvidosa com a contaminação fecal e E.coli, embora também possa ser introduzida a partir de fontes não fecais, é o melhor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com