TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MANUAL DA QUALIDADE DO SERVIÇO DE RADIOTERAPIA

Por:   •  26/5/2022  •  Resenha  •  1.356 Palavras (6 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

MANUAL DA QUALIDADE

MANUAL DA QUALIDADE DO SERVIÇO DE RADIOTERAPIA

        [pic 2]

Índice

Introdução        2

Contexto da organização        3

Estrutura e Controlo do Manual da Qualidade        3

Âmbito de aplicação do SGQ        6

Política da Qualidade        6

O Sistema de Gestão da Qualidade        6

Fluxograma Geral        7

Interação dos Processos        8

Liderança        9

Organograma Funcional        10

ELABORAÇÃO

VERIFICAÇÃO

PRÓXIMA EDIÇÃO

Dr. Jorge Faria Dr.ª Liliana Martins

Dr.ª Inmaculada Maldonado

Gabinete de Gestão da Qualidade

16/07/2024

Introdução

O Serviço de Radioterapia (RAD) do Centro Hospitalar Barreiro Montijo, EPE, iniciou a sua atividade no dia 16 de Maio de 2005 e foi o 1º serviço público a dispor desta terapêutica a sul do rio Tejo.

Foi concebido desde o início com instalações para receber um 2º acelerador linear e realizar também tratamentos de braquiterapia, foi inaugurado com um acelerador linear Varian®2100C/D, com energias de 6 e 16 MV de fotões e 5 energias distintas de eletrões. Para além disso também foi instalado um simulador Varian Acuity® equipado com Cone Beam Computed Tomography que lhe permitia adquirir imagens tomográficas passíveis de realizar tratamentos computorizados tridimensionais no sistema Eclipse® instalado no setor da Física.

A atividade deste Serviço foi iniciada com uma equipa relativamente reduzida, nomeadamente 1 médico (Dr. José Catita), 3 Terapeutas e 3 elementos da Física, para além do pessoal administrativo e de ação médica.

No ano do seu arranque foram tratados 405 doentes. A partir dessa altura o RAD iniciou um período de intensa actividade, tendo realizado radioterapia a 981 doentes em 2006, 927 em 2007 e 857 em 2008.

No ano de 2009 o RAD foi equipado com um segundo Acelerador Linear 2100 C/D DHX com OBI® que permite verificação volumétrica do posicionamento do doente e com uma unidade de Tomografia Computorizada de planeamento 4D, GE Light SpeedPlus.

Em 2011 iniciou-se os tratamentos de Radioterapia Estereotaxica Fracionada (SBRT) tratando com esta técnica patologias de pulmão e fígado.

Em agosto de 2015 iniciou-se tratamentos com Radioterapia de Intensidade Modulada (IMRT) em doentes de cabeça e pescoço. Atualmente esta técnica foi alargada a outras patologias como próstata, Sistema Nervoso Central e ginecológicos.

Em Novembro de 2019 demos início à substituição do 1º acelerador linear instalado no RAD (Varian®2100C/D) por um Varian TrueBeam® que permitirá novas técnicas de tratamento em Radioterapia. À data da revisão deste documento, o novo acelerador linear ainda não se encontra em atividade, aguardando licença de funcionamento para tal.

Em 2021 o RAD conta com 5 médicos especialistas, 13 terapeutas, 4 dosimetristas, 4 enfermeiras, 4 assistentes técnicos, 4 assistentes operacionais e 3 físicos.

Contexto da organização

O RAD tem como público-alvo doentes e Instituições que os referenciam do distrito de Setúbal, Lisboa e ainda todos os doentes de Portugal e da Europa que pretendam realizar tratamento de Radioterapia no Centro Hospitalar Barreiro Montijo, EPE.

Considerando que o RAD está inserido no Centro Hospitalar Barreiro Montijo, EPE, os fornecedores e restantes serviços do centro hospitalar são elementos que influenciam a prestação de serviço do RAD.

São consideradas partes interessadas: os doentes a quem o RAD presta cuidados, os médicos/instituições que referenciam doentes para o RAD, os colaboradores do RAD e os seus fornecedores.

Considerando estes aspetos, o RAD toma decisões de operacionalização considerando o seu público-alvo e os meios que o Centro Hospitalar proporciona ao RAD para prestar serviço de tratamento de doentes oncológicos com Radioterapia.

Os equipamentos que dispõe permitem realização de tratamentos com diversas técnicas que recorram a feixes de fotões e eletrões, assim como a Rede Médica eletrónica proporciona que toda a atividade do serviço seja gerida em tempo real e com impacto ambiental reduzido já que não implica utilização de papel.

A contextualização do RAD, em pormenor está descrita no documento “ Contextualização do Rad” com a codificação RAD-DS-DOC-CONTEXTUALIZAÇÃO.

Estrutura e Controlo do Manual da Qualidade

O Manual é elaborado pelos Gestores da Qualidade do RAD, sob supervisão do Diretor do Serviço e submetido a revisão pelo Gabinete de Gestão da Qualidade e aprovado pelo Conselho de Administração do CHBM, EPE.

O Manual da Qualidade define os princípios e os meios adotados para assegurar a qualidade adequada do produto e serviços fornecidos pelo RAD.

A periodicidade da revisão do Manual da Qualidade é de três anos, contudo sempre que se torne necessário poderá proceder-se à sua revisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (943.4 Kb)   docx (557 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com