TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manual qualidade

Por:   •  22/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.264 Palavras (6 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

CARLOS ALBERTO FERNANDES

DIEGO GUSTAVO DE MRAES

JULIANA MOURA COSTA

ROGERIO PEREIRA FLORES

MANUAL DE QUALIDADE DA CIA. CACIQUE DE CAFÉ SOLÚVEL.

        

São Paulo, SP.

2014

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

CARLOS ALBERTO FERNANDES – RGM 12131501292

DIEGO GUSTAVO DE MORAES – RGM 12112100842

JULIANA MOURA COSTA – RGM 12112100675

ROGERIO PEREIRA FLORES – RGM 12112100422

MANUAL DE QUALIDADE DA CIA. CACIQUE DE CAFÉ SOLÚVEL.

Trabalho desenvolvido para a disciplina de Gestão Avançada da Qualidade, apresentado ao curso de Administração de Empresas 7º A noturno, na Universidade de Mogi das Cruzes como parte dos requisitos para a conclusão do semestre.

Profª.: Silvia Knopfler

São Paulo, SP.

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................................................. CIA. CACIQUE DE CAFÉ SOLÚVEL.......................................................


INTRODUÇÃO

O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo, metade desta cultiva está concentrada no estado de Minas Gerais, curiosamente o café é a segunda bebida mais consumida no país, tornando-se indispensável pela manhã, no final de tarde e até mesmo em reuniões executivas. (ABIC, 2010)

Escolhemos uma empresa bem conceituada no mercado no ramo de café torrado e moído, a Cia. Cacique de Café Solúvel. Fundada no ano de 1959, por Horácio Sabino Coimbra, já falecido, inicializando suas atividades no ramo alimentício de café solúvel do tipo spray, e assim evoluindo para o torrado e moído. Hoje quem assume a Presidência da empresa são seus filhos: como Presidente, Sérgio Coimbra e Vice-Presidente Cesário Coimbra e Daniela Cerqueira Cesar Coimbra. Trata-se de uma empresa familiar. No ano de 1970 assumiram um contrato com o atleta da época, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, para ter posse de seu consagrado nome artístico, assim sela este sucesso até os dias atuais.

A empresa está dividida em três Divisões: Solúvel, fábrica focada na exportação de café solúvel para 76 países, com capacidade de produção diária de 70 t; Embalagens, especializada em produção de sacos, tecidos e fitas em fios sintéticos de polipropileno, ambas localizadas em Londrina, Paraná e Alimentos, localizada em Barueri, São Paulo, com foco na produção e distribuição de café torrado e moído matinal no território nacional.

CIA. CACIQUE DE CAFÉ SOLÚVEL

A Cia. Cacique de Café Solúvel teve seu inicio na cidade de Londrina, no estado do Paraná em 1959, por Horácio Sabino Coimbra, já falecido. Lá iniciou sua produção com o Café Solúvel tipo Spray (Produto obtido através de um processo, no qual o extrato de café, no estado líquido é pulverizado em atmosfera aquecida, para através da evaporação da água formar partículas secas).Hoje quem assume a Presidência da empresa são seus filhos: como Presidente, Sérgio Coimbra e Vice-Presidente Cesário Coimbra e Daniela Cerqueira Cesar Coimbra, (Organograma 1).

Organograma 1 – Organograma do Conselho de Administração.

[pic 1]

Fonte: Cia. Cacique de Café Pelé (2012).

Organograma 2 – Organograma da Diretoria.

[pic 2]

Fonte: Cia. Cacique de Café Pelé (2012).

É uma das maiores empresas no mundo, no ramo deste tipo de café, com a capacidade de produzir até 70 toneladas por dia, este café é o tipo exportação, sendo distribuidos para mais de 76 países nos 5 continentes. A Cacique é uma das maiores empresas no mundo com o trabalho de exportação do café solúvel.

No final dos anos 90, remodelou a filial na Grande São Paulo na cidade de Barueri, focado na venda interna, com inicio da produção de Café Torrado e Moído conhecido no mercado do café como TM, e com a produção da linha dos matinais, sendo eles: Café com Leite, Chocolate com Leite e um dos mais procurados nos mercados o Cappuccino, que tem a composição de três itens: o tradicinal café solúvel, o leite em pó e o chocolate em pó, assim como o chocolate com leite ele também é um dos mais procurados na época do inverno.

A Divisão Embalagens localizada em Londrina tem uma produção bem diferenciada, ela produz sacos, tecidos e fitas em fios sintéticos de polipropileno, que atende um público alvo como os mercados de grãos, café solúvel, farinhas, farelos, sementes, rações, e produtos frigorificados.

A empresa vem buscando sempre inovações com produtos, promoções, merchandising e até mesmo com a própria fábrica, em 2012 houve um investimento em uma máquina de embalar café, aPKD (BOSCH), que tem capacidade de produção diária de 45.000 kg de café por dia, com este investimento os colaboradores ficaram assustados, pois com esta inovação acreditaram que não seriam necessárias tantas pessoas na produção manual, mais pelo contrário, continuaram com os colaboradores para assim, obterem mais agilidades na fabricação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (181.8 Kb)   docx (53.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com