TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR

Por:   •  28/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  2.859 Visualizações

Página 1 de 4

PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR

1. DIAGNÓSTICO

E. M., 79 anos, DN 11/02/1938, feminino, parda, viúva, aposentada, anteriormente trabalhou como agricultora, evangélica, natural e procedente de Ibiara – PB, residente na Rua José Pires Braga em Cajazeiras-PB há 44 anos.

Paciente relata que se sente preocupada com os cuidados domiciliares, tendo em vista que, hoje, cuida de uma filha adotiva e de um filho depressivo. É portadora de um cifoescoliose grave, mas não refere dor atual nem em fases de vida anteriores. Relata que há 4 anos teve astenia, visão turva, vertigem sendo levada por vizinhos para o Hospital Regional de Cajazeiras (HRC), onde foi diagnosticada com Diabetes Mellitus. Permaneceu internada no HRC por 12 dias recebendo medicação intravenosa para controle do quadro diabético e para cuidado de uma úlcera que surgiu no MIE. Nega doenças cardiovasculares e hipertensão. Relata pirose à ingestão de banana, o que faz deste um alimento suspenso de sua dieta. Refere que após a morte de seu filho, há cerca de 4 meses, não recebe visitas do agente de saúde, o que impossibilita a medida da glicemia em jejum, uma vez que a mesma é incapaz de se deslocar ao posto de saúde. Atualmente, encontra-se bem, com quadro hiperglicêmico controlado e sem fazer uso de medicação, pois foi suspensa pelo médico há 2 anos.

Hábitos de vida:

Possui dieta balanceada, mas atenta que ingere verduras e frutas apenas quando possível. Refere dieta pobre em cafeína e sal. Nunca consumiu bebida alcóolica. Relata ter tido hábito de fumar uma vez ao dia, mas deixou há 18 anos. Utiliza suplementação vitamínica. É sedentária, apresenta dificuldades para andar devido à cifoescoliose e não tem acompanhamento fisioterapêutico.

História familiar:

Relata que a mãe faleceu após um quadro de nervosismo por acometimento cardíaco e que o pai também era portador da cifoescoliose e faleu aos 84 anos de idade. Não soube

relatar o motivo do falecimento do pai. Possui 8 irmãs e 2 irmãos que moram em cidades distantes. Teve 8 filhos com José Vasco de Sousa, sendo que 4 morreram com menos de 6 meses de idade, 2 faleceram na vida adulta e os outros 2 ainda estão vivos.

História psicossocial:

Mora em casa de alvenaria com dois filhos e um neto, a qual tem água encanada, energia elétrica e coleta de lixo 3 vezes por semana. Nega atividades relacionadas ao lazer. Possui 5 gatos e 1 cachorro como animais de estimação. Renda familiar de dois salários mínimos. Vida diária em casa. Gosta de orar, mas devido aos afazeres domésticos não frequenta mais a igreja. Paciente encontra-se esperançosa em relação a seus dados vitais.

Ectoscopia e exame físico

PA: 120/80 (sentada)

FR: 23 irpm

FC: 128 bpm (normoesfigmo)

Glicemia de jejum: 77 mg/dL

Peso: 36,1 kg

Paciente possui bom estado geral, é consciente e orientada no tempo e espaço, mucosas normocoradas e úmidas, ictérica (+/++++), desidratada, acianótica, apnéica, normoesfigmo. Fáscie atípica, ausência de edema subcutâneo. Tórax cifótico, biotipo normolíneo.

2. METAS

Para Dona Elvira de Melo, espera-se: alcançar uma melhora na qualidade de vida da paciente valendo-se da educação em saúde como estratégia para promoção de saúde no referido lar, manutenção dos índices glicêmicos controlados e acompanhamento do quadro de cifoescoliose prevenindo possíveis complicações futuras.

- Educação em saúde: durante as visitas foi perceptível a precária higiene doméstica à qual a paciente e os demais integrantes da família são expostos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com