TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo Projeto Social

Por:   •  9/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.436 Palavras (6 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 6

1- APRESENTAÇÃO

Projeto Nossa Cidade Conectada

O projeto Social de Inclusão Digital será realizado e concretizado na cidade de São Vicente, localizada no agreste setentrional do estado de Pernambuco. Projeto este que conta com a colaboração de empresas que visão a melhoria da população mais carente.

Projeto pretende desenvolver atividades extracurriculares, visando dar oportunidade a pessoas excluídas do mundo digital para o desenvolvimento ou o fortalecimento de sua autonomia, de forma a serem cidadãos socialmente aceitos por utilizarem adequadamente os recursos básicos da informática; e instrumentalizar, com os recursos de informática, os jovens em fase de forma que possa desenvolver atividades básicas exigidas pelo mercado.

2- JUSTIFICATIVA

Segundo dados da ONU a educação é um dos sintomas mais visíveis da imensa disparidade social brasileira. Em 2003, o programa das Nações Unidas para o desenvolvimento (PNUD), classificou o Brasil na 65ª posição no mundo, entre 175 nações pesquisadas na indicação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Em levantamento anterior, em 2000, o país ocupava a 69ª posição. Segundo o PNUD, o país, entre 1975 e 2001, foi à nação que mais galgou posições no planeta (foram 16 postos no total). Mas ainda continua atrás de vizinho sul e latino-americanos, como Argentina, Uruguai, Chile, México, Colômbia e Costa Rica.

O analfabetismo possui duas dimensões: uma socioeconômica, alterada aos demais indicadores da desigualdade social, e caracteriza pela manutenção do ciclo histórico da “pobreza analfabeta” que atua contaminando todos os demais indicadores de desenvolvimento dos países. A segunda, e mais cruel dimensão do analfabetismo é sua dimensão humana, que condena gerações de jovens e adultos à negação do direito fundamental de expressão e transformações de sua história pessoal e comunitária. Quando falamos em inclusão digital sabemos que a mesma está fundamentada em Três pilares Tecnologia da Informação e Comunicação. Renda e Educação. Não é difícil pensar que sem qualquer um desses pilares, não importa qual combinação seja feita, qualquer ação está fadada ao insucesso.

No entanto, segundo o Mapa de Exclusão Digital divulgado no inicio de Abril/2003 pela Fundação Getúlio Vagas (FGV-RJ) juntamente com outras entidades, aproximadamente 12% dos brasileiros tem computador em suas residências e pouco mais de 8% encontram-se conectados à internet. Segundo Diogo Garcez, coordenador-executivo do CDI – Comitê para Democratização da Informática, uma organização não governamental sem fins lucrativos, a carência de infraestrutura é um dos piores obstáculos no Brasil. “Por exemplo, acontece de chegamos em uma comunidade de baixa renda e não termos como levar internet até lá, porque não há fiação telefônica ou instalação elétrica adequada”.

Inserido nesta realidade está o município de São Vicente, município este carente de recursos, e sem políticas públicas que favoreçam nossas crianças e adolescentes; faz-se necessário à implantação de projetos socioculturais. A falta de uma telecentro em nossa cidade foi um dos principais motivos para o surgimento desse projeto.

O projeto Nossa Cidade Conectada aposta na formação dessas crianças e adolescentes; para que possam, por seus próprios esforços, lutar por uma melhor qualidade de vida e conquista de sua cidadania.

3- OBJETIVOS 

Promover a inclusão social de população carente digitalmente, utilizando as tecnologias da informação como instrumento de construção e exercício da cidadania.

Objetivos específicos

  • Incluir digitalmente a população carente na área da informática;
  • Criar a oportunidade de estabelecer a relação entre os conhecimentos produzidos na escola, na vida cotidiana e a sua disseminação junto aos agentes de inclusão digital;
  • Realizar uma integração entre educação, tecnologia e cidadania, visando á transformação social.
  • Promover acesso gratuito a internet;
  • Oferecer cursos a distância voltados para a profissionalização do cidadão;
  • Facilitar o acesso às redes sociais.

4- PÚBLICO ALVO

O projeto terá como público alvo:

  • Alunos de escolas públicas que não tenham acesso à informação digital, porém os mesmo devem ser alunos ativos e presentes nas aulas;
  • Pessoas da sociedade que não tenham acesso digital. Para participarem das aulas no telecentro os interessados devem se inscrever no telecentro e ter uma faixa etária a partir dos 15 anos de idade.

5- METODOLOGIA

O projeto trata-se de um programa de inclusão digital, que visa contar com o apoio e a participação de diversos setores da sociedade. A metodologia utilizada consiste na criação de telecentro, preparação dos monitores, atividades teóricas e praticas com os alunos e inovação e transferência tecnológica, as quais seguem:

  • O telecentro constitui com o sendo o lugar físico, de fácil acesso equipado com mesas, microcomputadores conectados a internet. A sua criação se dá com os equipamentos disponíveis nos laboratórios da instituição e com os computadores que serão doados por uma empresa.
  • A capacitação técnico-pedagógico de agentes em espaços de inclusão digital será realizada através da elaboração das apostilas, discussão das tecnologias que serão utilizadas para a execução do projeto, bem como o planejamento do trabalho que serão desenvolvidos em cursos;
  • As atividades teóricas são elaboradas com o auxilio dos professores do telecentro;
  • As atividades práticas são desenvolvidas no telecentro pelos monitores.

6- SISTEMÀ DE AVALIAÇÃO

  A avaliação do projeto será realizada de forma processual, onde a cada mês os alunos serram entrevistados sobre o seu desenvolvimento neste projeto. Também será realizada uma coleta de dados sobre a participação dos cidadãos neste projeto de inclusão digital.

7- RESULTADOS ESPERADOS

  • Possibilitar avanços sociais ás classes carentes através do ingresso diferenciado ao mercado de trabalho;
  • Melhorar a condição de vida através da educação digital permitindo a ocupação de melhores postos de trabalho;
  • Diminuir a evasão dos alunos na escola final do ensino fundamental;
  • Oportunizar a autonomia dos envolvidos na criação de alternativas de trabalho no campo das tecnologias;
  • Construção e exercício da cidadania com a diminuição da exclusão social através das parcerias.

Através deste tipo de ações possibilita-se inclusão digital dos sujeitos de nossa cidade, formando-se cidadãos mais qualificados e preparados para o mercado de trabalho, o que colaborará para o desenvolvimento do nosso município.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (245.1 Kb)   docx (109.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com