TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MUSCOTERAPIA COMO TRATAMENTO PALEATIVO DO CANCER

Artigos Científicos: MUSCOTERAPIA COMO TRATAMENTO PALEATIVO DO CANCER. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2015  •  1.896 Palavras (8 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 8

1. INTRODUÇÃO

A música é um modo de as pessoas se distraírem e descarregarem seus sentimentos, sejam eles bons ou ruins; porém, o que poucos sabem é que ela exerce também um importante papel no que diz respeito ao tratamento de doenças.

A utilização de instrumentos musicais variados convida os pacientes e familiares a participarem da atividade musical, proporcionando um novo olhar para a hospitalização. Para isso, são utilizadas a improvisação musical, a recriação de canções, as composições e a escuta de música ao vivo.

Os pacientes com câncer, ao longo do tratamento, podem apresentar depressão, dores de cabeça, dores no local do tumor, vômitos, náuseas e diarreia. A musicoterapia para tratamento de câncer atua na amenização desses sintomas, empregando o som para aliviar o estado emocional, físico e comportamental.

Sendo assim, a musicoterapia atua como forma de distração, fazendo com que o paciente reaja a outros estímulos, no caso o auditivo.

1.1 Problematização

Este estudo mostra a importância da musicoterapia para pacientes em tratamento oncológico, a utilização da musicoterapia para desenvolver a criatividade, estimular emoções, alterar o humor, reduzir a percepção de dor, estimular a capacidade respiratória entre outros fatores benéficos.

A partir do estudo sobre a importância da musicoterapia, surgiu o seguinte problema: Quais os benefícios da musicoterapia para pacientes em tratamento oncológico?

1.2 Hipóteses

No aspecto fisiológico, espera-se que a música seja capaz de interferir no sistema cardiovascular, respiratório e na tonicidade muscular. Em relação à questão emocional, espera-se que a utilização terapêutica da música seja capaz de diminuir a ansiedade, o desconforto e a dor.

Deseja-se verificar se a música é capaz de alcançar as emoções e de interferir nos comportamentos dos pacientes, de forma profunda.

1.3 Objetivos

1.3.1 Objetivo Geral

Explicitar os benefícios da musicoterapia em pacientes durante o tratamento oncológico.

1.3.2 Objetivos Específicos

• Especificar como a música afeta no sistema imunológico de pessoas sujeitas a um tratamento invasivo.

• Demonstrar como a musicoterapia influencia nas emoções.

• Demonstrar como o tratamento paliativo auxilia o paciente e seus familiares.

1.4 Justificativa

Trata-se de um estudo elaborado com base em revisão bibliográfica que visa colaborar para as pesquisas voltadas para o estudo de musicoterapia em pacientes oncológicos.

A musicoterapia é uma terapia complementar que junto com outros tratamentos como quimioterapia, melhora a qualidade de vida do paciente com câncer. Os avanços científicos mostram que a musicoterapia como tratamento paliativo aumenta a autoestima e leva o paciente a reagir mais facilmente e com confiabilidade ao tratamento invasivo. Tornando o tratamento muitas vezes menos dolorido. A musicoterapia faz com que mesmo que seja por poucos momentos, o paciente se desligue do mundo exterior e esqueça um pouco da dor e dos efeitos colaterais do tratamento.

2. METODOLOGIA

Para a realização desse projeto será feita uma revisão bibliográfica através de artigos científicos, obtidos através dos sites (scholar, scielo, entre outros). Artigos estes que são de grande relevância para o público acadêmico.

Será realizada uma pesquisa de campo através de uma entrevista com 17 perguntas na Clínica Hematológica, junto ao oncologista Dr. Victor Hugo. A clínica localiza-se em Betim- MG. Essa entrevista será feita a fim de coletar dados empíricos e relevantes, dados que comprovem a eficácia da musicoterapia como terapia complementar. A entrevista será realizada nos dias 9 e 10 de junho de 2014.

Logo após os dados coletados na pesquisa de campo, será realizada pelos alunos a análise dos dados comparando com o referencial teórico.

Após a concretização da pesquisa, os resultados serão apresentados através de uma apresentação em slides. Para essa apresentação será necessária a disponibilização de equipamentos multimídia (computador e projetor de slides). A apresentação terá duração de 10 minutos.

3. REFERENCIAL TEÓRICO

De acordo, Silva (2001, p.3), o câncer surge quando as células do organismo sofrem mutação em seu material genético, sendo associado a fatores externos e internos. Os externos estão relacionados ao meio ambiente, aos hábitos ou aos costumes do indivíduo em seu ambiente social e cultural. Já os internos, na maioria das vezes, estão geneticamente pré-determinados e ligados à capacidade do organismo de se defender das agressões externas.

O sistema imunológico, quando apresenta falha em distinguir as células sadias das doentes, originará a evolução do câncer.

O deslocamento entre as células doentes, conhecidas como malignas, em longo prazo, é chamado de metástase.

Toda célula do corpo pode se transformar ou se originar um tumor maligno.

De acordo com Gallo, Guerra, Mendonça, (2005, p. ?), o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com