TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nutrição na adolescencia

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 2

                         

            [pic 1]

        Trabalho de Nutrição Aplicada Á Enfermagem

Aluna Patrícia de Matos Cardoso

R.A c4345e7

Enfermagem 2° Semestre

        A adolescência é a última fase de crescimento e desenvolvimento do ciclo vital, caracterizada por intensas transformações anatômicas, fisiológicas e psicológicas.

         A nutrição dos adolescentes precisa ser balanceada em quantidade e qualidade de nutrientes, para que concluam o crescimento de forma saudável.

        Neste período de vida, ocorre uma elevação da necessidade protéica, por causa do aumento da massa muscular e à maturação sexual. Essa necessidade é facilmente atingida pelos jovens, que na maioria das vezes ingerem bastante alimentos fonte de proteína

        O cálcio é muito importante, forma a maior parte da massa óssea. As meninas devem aproveitar esta fase para prevenir deficiências de cálcio evitando assim a osteoporose.  O ferro também merece atenção já que nesta fase  ocorre uma elevação das necessidades devido à expansão do volume sanguíneo, por causa do aumento da massa muscular. Outros nutrientes importantes são: o zinco, que proporciona um crescimento adequado, e a vitamina A, que atua no crescimento e amadurecimento dos tecidos.

        Estas necessidades aumentadas, em geral, acabam não sendo supridas, pois o estilo de vida adotado pelos jovens, não condiz com hábitos alimentares saudáveis. O adolescente sofre muitas influências do convívio familiar, amigos, mídia entre outros, podendo acarretar em transtornos alimentares, que são severas perturbações no comportamento alimentar.

        A Anorexia Nervosa caracteriza-se por uma recusa a manter o peso corporal em uma faixa normal mínima, já a Bulimia Nervosa, é caracterizada por episódios repetidos de compulsões alimentares seguidas de comportamentos compensatórios inadequados, tais como vômitos auto-induzidos; mau uso de laxantes, diuréticos ou outros medicamentos; jejuns ou exercícios excessivos.

        Uma perturbação na percepção da forma e do peso corporal é a característica essencial tanto da Anorexia Nervosa quanto da Bulimia Nervosa

                A adolescência é época peculiar ao crescimento desenvolvimento         humano, e então cabe ao profissional de saúde         preocupar-se com a         ingestão adequada de alimentos e evitar         transtornos que podem         prejudicar a fase final do crescimento

Referências:

http://www.rgnutri.com.br/sqv/adolescentes/nna.php

http://www.adolescenciaesaude.com/detalhe_artigo.asp?id=115

http://www.psiquiatriageral.com.br/dsm4/alimen.htm

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (51.8 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com